O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que terminaria nesta sexta-feira (16). Agora, os aprovados terão até 20 de agosto para providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino.
O resultado da primeira convocação pode ser conferido na página do Sisutec na internet.
Outros prazos do Sisutec também foram prorrogados, conforme publicado na edição desta sexta do Diário Oficial da União. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 de agosto, com matrículas entre os dias 23 e 27 de agosto.
As vagas que sobrarem depois das duas chamadas serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line realizadas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto a 16 de setembro. As aulas terão início entre 22 de agosto e 21 de outubro.
Balanço
Segundo o balanço geral divulgado pelo MEC, os cursos do Sisutec que apresentaram a maior concorrência foram os de técnico em processos fotográficos (67,20 inscrições por vaga), técnico em petróleo e gás (26,73 inscrições por vaga), técnico em construção naval (19,80 inscrições por vaga) e técnico em óptica (17,45 inscrições por vaga).
A seguir, a lista de cursos mais procurados:
1º – Segurança do Trabalho – 89.656 inscritos2º – Informática – 71.850 inscritos3º – Enfermagem – 63.976 inscritos4º – Logística – 53.232 inscritos5º – Radiologia – 33.051 inscritos
O que é o Sisutec
O sistema oferece, nesta primeira edição, 117 cursos de diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Todas as instituições têm indicadores positivos no Ministério da Educação.
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.
O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem