Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante 2014: As melhores por área de conhecimento
Concorrem nesta categoria somente as escolas que tiveram, no mínimo, dois cursos estrelados (3, 4 e 5 estrelas) na área em questão. As vencedoras foram aquelas cujas graduações conseguiram melhor desempenho na avaliação, na área considerada. ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOSCursos participantes: Administração; Administração Pública; Agronegócios e Agropecuária; Ciências Atuariais; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Gastronomia; […]
Concorrem nesta categoria somente as escolas que tiveram, no mínimo, dois cursos estrelados (3, 4 e 5 estrelas) na área em questão. As vencedoras foram aquelas cujas graduações conseguiram melhor desempenho na avaliação, na área considerada.
ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS
Cursos participantes: Administração; Administração Pública; Agronegócios e Agropecuária; Ciências Atuariais; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Gastronomia; Hotelaria; Marketing; Segurança Pública; Turismo.
Universidades públicas
1º lugar: USP
Os alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) contam com a maior biblioteca da América Latina na área, com 430 mil volumes. O Laboratório de Ensino de Decisões em Negócios permite aos estudantes entrar em contato com demonstrativos financeiros e históricos de empresas, e atualização das bolsas de valores
em tempo real. A FEA mantém convênio para estágio com 774 empresas e parceria com 120 universidades estrangeiras.
2ª lugar: UFPE
3º lugar: UFMG
Universidades privadas
1º lugar: Universidade Anhembi Morumbi
A excelência em Turismo e Hospitalidade coloca a universidade em destaque nessa área. A instituição oferece aulas de inglês, centro de treinamento, sala de degustação de vinho, restaurante-escola e laboratório de planejamento turístico, entre outros equipamentos.
Os alunos podem obter um diploma internacional, graças ao acordo com o Glion Institute of Higher Education, da Suíça.
2º lugar: PUCPR
3º lugar: IBMEC-RJ
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA TERRACursos participantes: Agronomia; Bioquímica e Biotecnologia; Engenharia Bioquímica e de Bioprocessos; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Biológicas; Ecologia; Geofísica; Geologia; Gestão Ambiental; Medicina Veterinária; Meteorologia; Oceanografa; Zootecnia.Universidades Públicas1º lugar: USPLocalizada em Piracicaba (SP), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é a escola de Agronomia mais antiga do país. Os alunos têm à disposição 150 laboratórios, quatro estações experimentais e uma incubadora tecnológica. Em Pirassununga (SP) funciona a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, que ocupa uma área de 2,3 mil hectares, com pastagens, plantações, rebanhos diversos, além de uma fábrica de ração e um matadouro-escola.
2º lugar: UFV
3º lugar: UFSM
Universidades Privadas
1º lugar: UPF
Além de 24 laboratórios, os alunos de Agronomia da UPF dispõem de uma área de 270 hectares para a realização de aulas práticas, pesquisas, atividades de extensão e pós-graduação. A escola possui ainda herbário com mais de 25 mil espécies, museu zoobotânico e um minizoológico, ligados ao Instituto de Ciências Biológicas, que são usados pelos alunos da graduação e pós-graduação.
2º lugar: Unisinos
3º lugar: PUCMinas
SAÚDE E BEM-ESTARCursos participantes: Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Esporte; Estética e Cosmética; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Gerontologia; Medicina; Musicoterapia; Naturologia; Nutrição; Obstetrícia; Odontologia; Psicologia; Quiropraxia; Saúde Coletiva; TerapiaOcupacional.
Universidades Públicas
1º lugar: USP
As aulas práticas dos cursos da área de Saúde são ministradas no Hospital Universitário e no Hospital das Clínicas, o maior complexo hospitalar da América Latina e considerado centro de excelência em ensino e pesquisa. Os alunos também atendem nas unidades de atenção primária da zona oeste de São Paulo.
A qualifcação do corpo docente é destaque: todos os 359 professores do curso de Medicina são doutores.
2º lugar: UFMG
3º lugar: UFRGS
Universidades Privadas
1º lugar: PUC-Minas
A instituição se destaca pelo ensino da prática desde os primeiros anos dos cursos da área de Saúde. Para tanto, conta com o Hospital e Maternidade Celso Pierro, laboratórios de pesquisa, ambulatório de Fisioterapia e clínicas de Fonoaudiologia e Psicologia. Graças a convênios, os alunos também atuam em Unidades Básicas de Saúde públicas.
2º lugar: Unifor-CE
3º lugar: PUCPR
CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Cursos participantes*: Arqueologia; Ciências Sociais; Direito; Economia Doméstica; Filosofa; Geografa; História; Letras; Linguística; Museologia; Pedagogia; Psicopedagogia; Relações Internacionais; Serviço Social; Tradutor e Intérprete.
Universidades Públicas
1º Lugar: USP
A Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) é o principal centro de estudos em Humanidades do país. “Formamos cidadãos dotados de espírito crítico”, diz o diretor Sergio Adorno. A instituição oferece cinco cursos de graduação e 16 habilitações de Letras, dentre elas armênio, russo e coreano. Destaca-se também um forte movimento de internacionalização, com 94 convênios para intercâmbio com instituições estrangeiras.
2º lugar: UnB
3º lugar: UFRGS
Universidades Privadas
1º lugar: PUC-Rio
Os cursos são fortes nas disciplinas teóricas e há grande destaque para as atividades práticas. Em Relações Internacionais há convênios com instituições estrangeiras para intercâmbio dos alunos. O curso de Letras conta com laboratórios de linguística e de tradução e interpretação. Há ainda projetos multidisciplinares com alunos de diversos cursos.
2º lugar: PUC-SP
3º lugar: PUCRS
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Cursos participantes: Arquivologia; Biblioteconomia; Cinema e Audiovisual; Estudos de Mídia; Gestão da Informação; Jornalismo; Multimídia; Produção Cultural; Produção Editorial; Publicidade e Propaganda; Rádio e TV; Relações Públicas; Secretariado Executivo.
Universidades Públicas
1º lugar: USP
“Nosso diferencial está na pluralidade e na diversidade”, diz Margarida Kunsch, diretora da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Os professores são, no mínimo, doutores e ministram aulas em sete cursos, dentre eles a licenciatura em Educomunicação, única no país. A biblioteca oferece mais de 200 mil volumes e os alunos têm à disposição a Agência Universitária de Notícias, uma empresa junior de publicidade e uma editora de livros.
2º lugar: UnB
3º lugar: UFF
Universidades Privadas
1º lugar: Unisinos
A prática profssional é um dos destaques da instituição. Além de parceria com a TV Unisinos e a Unisinos FM, a escola da Indústria Criativa possui a Agexcom, agência experimental de comunicação, que permite troca de experiência entre alunos, professors e profssionais da área. Os alunos de Publicidade e Propaganda contam com laboratório específco.
2º lugar: Metodista
3º lugar: Universidade Anhembi Morumbi
ARTES E DESIGNCursos participantes: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Comunicação dasArtes do Corpo; Conservação e Restauro; Dança; Design; Design de Games; Design de Interiores; Design de Moda; Fotografa; História da Arte; Música; Teatro.Universidade Pública1ºlugar: UFRJTradição é o que defne a Escola de Belas Artes da UFRJ. Fundada em 1816 por D. João VI, foi a primeira instituição para o ensino de artes no país. Com 13 cursos de graduação, a Escola oferece salas de videoconferência, ofcinas e ateliês. Ali funcionam também um museu de arte e uma das maiores seções de direitos autorais do mundo, com cerca de 45 mil obras registradas de artistas como Maurício de Sousa e Walt Disney.2º lugar: UFG3º lugar: UFRGS
Universidade Privada
1º lugar: Belas Artes
Fundado em 1925, o Centro mantém seus cursos com currículos afnados às mudanças sociais e laboratórios, ofcinas e ateliês bem-equipados. Destaque para o Canteiro de Obras, destinado às aulas de Arquitetura e Urbanismo, e a Ofcina de Design, do curso de Design de Interiores.
2º lugar: Senac-SP
3º lugar: UniRitter
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA
Cursos participantes: Astronomia; Ciência da Computação; Ciências Matemáticas e da Terra; Estatística; Física; Informática Biomédica; Matemática; Química; Sistemas de Informação. Universidades Públicas
1º lugar: USP
“Somos um importante centro de pesquisa. Temos um programa sólido de iniciação científca, monitorias e projetos administrados pelos próprios alunos”, diz Clodoaldo Ragazzo, diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), que oferece não só esses cursos, mas também Ciência da Computação. Os alunos contam com laboratórios e uma grade horária fexível graças às disciplinas optativas. Uma delas, “Empreendedorismo para Ciência da Computação”, incentiva os estudantes a criarem empresas inovadoras.
2º lugar: UFRJ
3º lugar: UFMG
Universidades Privadas
1º lugar: PUC-Rio
Os cursos contam com 120 laboratórios de ensino e pesquisa em diversas especialidades. É o caso do LaBBio, que desenvolve pesquisas e ferramentas de informática para projetos multidisciplinares. Os alunos ainda podem participar de estágio em projetos desenvolvidos nos laboratórios do Centro Tecnológico Científco (CTC).
2º lugar: PUCRS
3º lugar:: PUCPR
ENGENHARIA E PRODUÇÃO
Cursos participantes: Ciências Aeronáuticas; Engenharias: Aeronáutica; Agrícola; Ambiental e Sanitária; Biomédica; Cartográfca e de Agrimensura; Civil; da Computação; de Alimentos; de Controle e Automação; de Energia; de Materiais; de Minas; de Petróleo; de Pesca; de Produção; de Telecomunicações; Elétrica; Eletrônica; Física; Florestal; Hídrica; Industrial Madeireira; Mecânica; Metalúrgica; Naval; Nuclear; Química; Têxtil.
Universidade Públicas
1º lugar: USP
A Escola Politécnica (Poli) oferece 17 cursos de Engenharia e conta com o maior centro de pós-graduação do Brasil. “A excelência está também no corpo docente, com 500 professores doutores”, diz José Roberto Piqueira, diretor da Poli. Seus quase 5 mil alunos têm 103 laboratórios à disposição, equipados com tecnologia de ponta, como impressoras 3D.
2º lugar: UFRGS
3º lugar: UFRJ
Universidades Privadas
1º lugar: PUC-Rio
Um corpo docente com mais de 50% dos professors em tempo integral e com formação no exterior é um dos destaques. Eles interagem com os alunos em pesquisas que geram artigos em revistas científcas e participação em congressos. Há oferta de estágios na incubadora Instituto Gênesis.
2º lugar: PUCRS
3º lugar: PUCPR