Primeira fase da Unesp 2014 teve questões longas demais, avalia professor
Para Célio Tasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante, enunciados traziam informações desnecessárias que consumiam muito tempo do candidato
Administrar o tempo foi um desafio para muitos alunos durante a prova da primeira fase do vestibular 2014 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Isso porque o exame realizado neste domingo (17), composto de 90 questões de múltipla escolha, trazia enunciados muito grandes e com excesso de informações.
>> ACOMPANHE A CORREÇÃO COMENTADA DA PROVA |
>> Unesp divulga provas e gabarito oficial da 1ª fase do vestibular 2014 |
>> Estudantes comentam vestibular da Unesp no Twitter |
Segundo Célio Tasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas (SP), as matérias mais trabalhosas nesse sentido foram biologia e geografia. “As questões abusaram dos textos com contextualizações que não serviam para muita coisa e acabaram atrapalhando o aluno de controlar o tempo”, diz ele. “A prova de biologia, por exemplo, trazia um texto que falava sobre assar peru para uma questão sobre tecidos animais. Faltou bom senso – a prova já é cansativa e o aluno tinha motivo para ficar irritado com esse excesso de textos. Eu fiquei!”, completa.
“Questões traziam enunciados grandes demais”, critica professor
Já as provas de linguagens e história trouxeram enunciados mais objetivos e textos mais curtos. As de exatas também. “Foi uma prova desigual. Matemática trazia muitas questões sem contextualização nenhuma”.
Em termos de conteúdo, o professor Célio diz que a prova teve nível médio de dificuldade e cobrou do candidato conteúdos menos básicos que a prova da Unicamp, realizada no domingo anterior (10). Temas da atualidade também foram cobrados, como os protestos ocorridos neste ano.
A divulgação do resultado da prova, bem como da lista de convocados para a segunda fase, será feita no dia 3 de dezembro.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem