logo-ge

Primeira fase da Unesp foi mais fácil que Enem, avalia professor

Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, ressalta que as notas de corte para os cursos concorridos devem se manter bastante altas

A prova da primeira fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi previsível e mais fácil do que a prova do Enem, realizada na última semana, segundo avalia Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante.

“A prova foi muito básica. Quem refez as últimas provas não se surpreendeu com nada”, explicou. O exame foi repetitivo especificamente em relação aos temas: “quem treinou antes não só treinou a estrutura como teve muitos temas já bastante batidos”.

No entanto, o professor alerta que o estudante não deve ficar tão feliz com a facilidade da prova. “Não devem esquecer que vestibular é classificação, e se a prova está fácil, está fácil para todo mundo. Isso significa que o corte das carreiras concorridas vai se manter muito alto”, disse Célio. Ele ressalta também que não houve nenhuma disciplina especialmente difícil, e que todas mantiveram o mesmo nível.

O curso de Medicina, em Botucatu, atingiu recorde na relação candidato vaga este ano, com 266,2 inscritos para cada vaga – 23.954 candidatos disputando 90 cadeiras. Além de Medicina, as carreiras mais concorridas são Direito, em Franca, com 55,1 candidatos/vaga; Psicologia, em Bauru, com 44,4 c/v; Arquitetura e Urbanismo, em Bauru, com 44,2 c/v; Engenharia Química, em Araraquara, com 42 c/v.

Para a segunda fase, a recomendação é que os aprovados devem repetir a estratégia e refazer as provas dos últimos anos.

Datas

A segunda fase ocorre nos dias 18 e 19 de dezembro. O resultado final sai no dia 3 de fevereiro de 2017. Nos dias 9 e 10 do mesmo mês, os candidatos da lista devem confirmar interesse pela vaga, independente da posição em que tenham sido classificados.

Após a confirmação de interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula, no dia 13 de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 16. As cinco primeiras convocações de matrícula serão realizadas online, com confirmação presencial, para todos os alunos, de 29 a 30 de março.