Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Primeiro dia da segunda fase da Unicamp 2016 foi considerada de média para difícil

Prova pediu uma resenha entre as redações

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h58 - Publicado em 17 jan 2016, 19h37

A Unicamp realizou neste domingo (17) o rimeiro dia de provas da segunda fase de seu vestibular 2016. Mais de 13,7 mil candidatos realizaram a prova, que foi composta de duas redações e seis questões de língua portuguesa e literatura.

– Confira a correção do primeiro dia do vestibular

– Primeiro dia da segunda fase do vestibular 2016 da Unicamp tem 11% de abstenção

A prova foi considerada de média para difícil pelos professores, mas não surpreendeu. “Essa foi uma prova de segunda fase, sem surpresas, que serve bem para selecionar os candidatos”, explica o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

O grande destaque do exame de hoje foi para a prova de redação. Entre os dois textos pedidos, a Unicamp exigiu que os estudantes fizessem uma resenha de uma fábula. “Desde quando a Unicamp adotou esse modelo de duas redações, os professores torciam para aparecer a resenha e finalmente apareceu”, comemora Célio.

Segundo o professor Henrique Braga, supervisor de português do cursinho Anglo Vestibulares, as duas redações apresentaram dificuldades parecidas. “O estudante teve que fazer uma fábula e um artigo científico. Em ambas propostas a dificuldade estava em entender ler muito bem os textos base e conseguir interpretá-los para em um caso fazer um resumo e uma crítica e no outro fazer um novo texto mais acessível ao público geral. Isso foi muito bom”, explica o professor.

Continua após a publicidade

Em relação ao resto da prova, a Unicamp cobrou três questões de literatura e mais três de língua portuguesa. Todas com dificuldade de média para alta. “As questões de língua portuguesa não cobravam gramática diretamente, mas o estudante que estou bem, se diferenciava na hora de responder a questão, ao apresentar conhecimento gramaticais”, comenta Célio Tasinafo.

A segunda fase da Unicamp continua amanhã, quando será realizada a prova de história, geografia e matemática. No terceiro dia, será a vez das provas de química, física e biologia. Em todos os dias, os candidatos devem responder seis questões. As provas terão início às 13h, com 4 horas de duração.

Ao final de cada dia do vestibular, o Guia do Estudante, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, de Campinas, trará a correção comentada das provas.

Próximas datas
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre 25 e 28 de janeiro. A primeira chamada será divulgada em 12 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) nos dia 13 ou 14 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Este ano, são oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.

Leia mais

– Notícias sobre vestibulares e o Enem

Continua após a publicidade

Publicidade