logo-ge

Primeiros colocados dão dicas de como mandar bem na prova

Estudantes também contam porque foi importante fazer a prova

O Simuladão Enem GUIA DO ESTUDANTE 2011 acontece no próximo dia 21 e, além de ser uma ótima chance para se preparar para a prova do Enem e para os vestibulares, o primeiro colocado leva um carro.

Mas o que fazer para mandar bem na hora? Vale mesmo a pena mesmo passar toda a tarde de sábado fazendo simulado? Para tirar essas e outras dúvidas, conversamos com os primeiros colocados de outros anos.

Os estudantes que mais pontuaram e levaram um carro para a casa atualmente fazem Medicina na Universidade de São Paulo (USP). Mas calma! Querer prestar Medicina não é requisito para se tornar o primeiro colocado. O segredo, segundo eles, é muito estudo e dedicação.

Pedro Ernesto Ramos, o primeiro colocado de 2010, começou a se preparar para a prova mais cedo. Em 2009, já participou do Simuladão Enem, mas não ficou entre os primeiros colocados. Contudo, aprendeu bastante: “Foi possível ter noção das dificuldades e pontos que precisavam ser melhorados. Quando chegou na hora da prova para valer, os erros foram corrigidos”, diz.

A experiência serviu de aprendizado e, em 2010, Pedro participou do Simuladão novamente, dessa vez indo bem o suficiente para ganhar o carro. O segredo? Manter uma rotina de estudo durante o ano: “Melhor seguir sempre a rotina, não fazer de repente coisas com as quais não está acostumado. Estudar na véspera, por exemplo. Se já faz isso normalmente tudo bem, mas fazer por desespero não é bom”, avalia.

João Francisco Souza, primeiro colocado em 2008, diz que o simulado foi essencial para corrigir seus erros: “Tópicos que errei no Simuladão caíram novamente nos vestibulares, e acabei acertado nessa vez. Acredito até que o simulado estava mais difícil que a própria prova daquele ano”, comenta.

João ainda dá uma dica importante para quem está estudando este ano: “É essencial ler jornais e revistas, se preocupar com a parte de atualidades, pois no Enem isso é muito cobrado”.

Já Fernanda Ninin, primeira colocada em 2009, conta que não parou de estudar depois de ser a primeira no Simuladão. Ela vendeu o carro para pagar aulas particulares e cursinho e continuou se dedicando até ver o sonho de estudar na USP alcançado. “Valeu como experiência, treinar com simulados faz parte da preparação. E o prêmio foi um grande incentivo, faltam mais iniciativas como essa”, conta Fernanda.

Ela aconselha os estudantes a se manterem calmos e a terem paciência: “O Enem é uma prova longa, precisa de concentração”, avalia.

João Francisco Souza
21 anos
De Belo Horizonte, mora em São Paulo
1º colocado em 2008
Estuda: Medicina na USP
O Simuladão Enem GE me ajudou a: aprender com os erros e a ter noção de como estava meu nível e o de outros candidatos.
  Fernanda Ninin
20 anos
De São Paulo
1ª colocada em 2009
Estuda: Medicina na USP
O Simuladão Enem GE me ajudou a: me preparar adequadamente para o vestibular; além do estudo, o treino com simulados é importante.
  Pedro Ernesto Ramos
20 anos
De Maringá, mora em São Paulo
1º colocado em 2010
Estuda: Medicina na USP
O Simuladão Enem GE me ajudou a: conhecer o novo formato da prova e ter noção das dificuldades e pontos que precisam ser melhorados.