As avaliações da prova da primeira fase do processo seletivo 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feita por Célio Tosinafo, coordenador pedagógico do Cursinho Oficina do Estudante, e por Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo vestibulares, foram positivas. De acordo com o professores dos cursinhos, os estudates realizaram a prova neste ano com mais tranquilidade.
– Confira a correção comentada da primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp
– Primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp registra 7,6% de abstenção
Neste ano, a Unicamp diminuiu de três para duas redações obrigatórias e havia um certo receio por parte de professores de que isso fizesse com que a cobrança fosse maior, mas não foi o que aconteceu. "Não houve exagero nas coletâneas de textos para as redações e os gêneros cobrados também eram simples, bem conhecidos pelos estudante: dissertação (em forma de carta ao leitor) e um resumo", explica o coordenador Tosifano.
A prova para o professor do crsinho Oficina do Estudante foi bem elaborada e cobriu todo o conteúdo do Ensino Médio. "Alguns estudantes disseram que acharam o Enem mais difícil, o que é normal. O Enem é fase única, a Unicamp tem duas fases e nesta primeira é normal cobrarem conteúdos mais gerais", afirma o professor.
Mesmo contendo apendas 48 questões, o vestibular foi abrangente, inclusive cobrando questões de atualidades, como a comissão da verdade. "Nada que esteve na prova foi uma surpresa, talvez apenas uma questão de filosofia, que cobrava o pensamento filosófico", diz Tosifano.
Na avaliação do coordenador e professor, de um modo geral, a prova deste ano manteve o nível dos outros anos, mas acabou que ela ficou mais simples, por cobrar uma redação a menos, o que fez os estudantes terem mais tempo para resolver a prova. "O modelo do vestibular da Unicamp está consolidado. É o único que cobra 48 questões, com apenas quatro alternativas, e duas redações. Ele tem um modelo próprio", afirma Célio Tosinafo.
O coordenador Arruda também avalia como positiva a diminuição das redações. "O Aluno ganha muito com uma redação menos, por causa do temo. Além disso, os tipos de redações foram bem pensadas. Cobrar resumo é muito bom, o aluno √ê muito iso no ensino médio", comenta Arruda.
Para o coordenador do Anlgo, a prova apresentou apenas dois problemas, em questões de matemática. Em duas questões, mais de uma resposta poderia ser considerada certa.
LEIA MAIS
– Notícias de Vestibular e Enem