Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Professores comentam o primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2016

Redação é o destaque da prova deste domingo (10)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 10 jan 2016, 20h50

Neste domingo (10), ocorreu o primeiro dia da segunda fase do vestibular 2016 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Os mais de 25 mil aprovados foram esperados para responder a 10 questões de português e literatura e para fazer uma redação. Segundo os professores ouvidos pelo GUIA, a prova não surpreendeu: de nível médio para difícil, as questões mantiveram-se iguais às dos últimos anos, e a redação retomou o padrão clássico de temas filosóficos da instituição.

>> Acesse a correção comentada

O tema foi “As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?”. Para o professor Eduardo Calbucci, supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, a redação foi a parte mais difícil da prova. “Provavelmente, a Fuvest se inspirou nos 500 anos da publicação do livro A utopia, de Thomas Morus, para desenvolver o tema”, diz. O assunto veio na contramão da tendência dos três últimos anos da Fuvest, que vinha pedindo temas mais atuais e objetivos. “Com esta proposta de redação, a prova voltou a exigir do aluno uma reflexão filosófica e abstrata, algo que sempre foi bastante recorrente neste exame”, diz o professor.

Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, a redação pode ter apresentado uma dificuldade para o aluno porque oferecia muitas vias de argumentação. “A proposta vinha em forma de pergunta, o que fazia com que o aluno pudesse criticar ou defender a utopia. Não havia uma resposta óbvia”, explica.

Já em relação às questões de português, cobriram muito bem o conteúdo programático da disciplina no ensino médio, pedindo muita gramática, interpretação de texto e literatura. “As questões de literatura estavam muito interdisciplinares. Poderiam estar na prova de amanhã, conectando história, geografia e até sociologia”, diz Célio.

Continua após a publicidade

Próximas datas

A segunda fase continua amanhã (11) e terça-feira (12). Os três dias de prova têm 4 horas de duração cada. Os portões de todas as escolas serão abertos às 12h30min e fechados às 13h. O candidato só poderá sair do local de exame a partir das 15h.

As provas de Habilidades Específicas (Arquitetura ‐ FAU, Arquitetura ‐ São Carlos, Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual e Design) serão realizadas a partir de 13 de janeiro 2016.

A primeira chamada para matrícula será divulgada no dia 2 de fevereiro. A partir desta data, o candidato poderá, também, consultar o seu boletim de desempenho nas provas. A matrícula online será feita nos dias 2 e 3, e presencial nos dias 11 e 12. A segunda convocação ocorrerá no dia 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 11 e 12. Desta chamada em diante, as matrículas serão apenas presenciais.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade