Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Professores consideram boa a prova de Linguagens da Unesp 2011

Resultado final sai em 3 de fevereiro de 2011

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 20 dez 2010, 18h28

A prova do segundo dia da segunda fase do vestibular 2011, que cobrou português, inglês e redação, foi boa e apropriada na opinião dos professores.

Patrícia Senne Santos, supervisora de inglês do cursinho Anglo, de São Paulo, considerou a prova muito bem formulada e de nível médio. Os alunos foram testados principalmente na capacidade de interpretar os textos lidos.

“Destaco a questão 34 pela criatividade. Há o discurso de Martin Luther King ‘Eu tenho um sonho’, importante texto na luta pela igualdade racial nos Estados Unidos”, diz Patrícia.

Português e redação
O professor Dácio de Castro, supervisor de literatura do Anglo, analisa que as questões foram de progressiva dificuldade. Todas giraram em torno da proposta de analisar e comparar dois poemas. Ambos tratando de felicidade, mas cada um dizendo a sua maneira: um da época do Parnasianismo brasileiro e outro do Modernismo português.

– Veja a correção completa do primeiro dia de provas da segunda fase da Unesp 2011

Continua após a publicidade

Já na parte de gramática, o professor Francisco Platão Savioli analisa que a prova foi apropriada e destaca que foi cobrado dos candidatos interpretação do texto e de seus significados simbólicos. Também foi pedido que estabelecessem correlação entre textos-base dos enunciados e outros textos do cenário cultural.

– Confira o calendário dos principais vestibulares na Agenda do GUIA.

Sobre a redação, que teve como tema “Grafite: entre o vandalismo e a arte”, o professor analisa que era importante o aluno perceber que a análise deveria girar na relação entre os dois lados opostos: grafite como arte popular autêntica e grafite como puro vandalismo.

Questões como intervenção policial, convites a grafiteiros para fazer pinturas em ambientes públicos ou privados e reconhecimento de educadores eram outros tópicos que seriam válidos de se abordar.

A Unesp utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor seu resultado final. Quem fez o exame em 2009 ou 2010 terá até 10% de sua nota final preenchida pela prova do Enem. A lista final dos aprovados no processo seletivo 2011 da universidade será divulgada em 3 de fevereiro de 2011.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade