Pronatec oferece 120 mil vagas em cursos profissionalizantes para a população do campo
Serão ofertados 220 cursos técnicos diferentes e outros 500 de qualificação profissional; inscrições já estão abertas
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação (MEC) pretende oferecer 120 mil vagas em 2.600 municípios para cursos direcionados a trabalhadores e estudantes que moram no campo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://pronatec.mec.gov.br/, onde é possível obter mais informações.
Na Bolsa-Formação do Pronatec são oferecidos cursos gratuitos em escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, SENAC, SENAR e -SENAT. Estão disponíveis 220 cursos técnicos diferentes para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano, e 500 outros de qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. O estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.
O Pronatec foi criado em 2011, a partir de uma parceria do MEC com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que faz uma análise do público-alvo para definir a oferta de cursos. “Temos hoje 1,5 milhão de estudantes matriculados em cursos técnicos no país. Se compararmos com os 8 milhões do ensino médio e os 6,7 milhões no ensino superior, fica notório que precisamos ampliar a oportunidade para os brasileiros na educação profissional”, conclui Marcelo Feres, diretor de integração das redes de educação profissional e tecnológica do MEC.
Segundo o MEC, o programa já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros e a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões até 2014. “O Pronatec é um processo novo que requer a participação das instituições de ensino profissional. Precisamos identificar o tipo de qualificação e o tipo de curso que precisa ser ofertado”, disse Feres.
*Com informações do MEC e da Agência Brasil.
LEIA MAIS
– Notícias sobre vestibular e Enem