logo-ge

Prós e contras da moradia estudantil: república, pensão ou morar sozinho?

Entrar na faculdade é excelente, mas abre uma porta enorme para uma série de dúvidas. Ajudamos você a escolher a resolver a primeira delas: onde morar?

Com a criação e expansão de programas como o Prouni, o Fies e principalmente o Sisu, que oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior, o número de pessoas que entram na faculdade cresceu muito. Mais do que isso, o leque de possibilidades de onde estudar também cresceu. Com um clique, um participante do Sisu deste ano poderia, por exemplo, escolher para qual das 129 instituições inscritas no programa e espalhadas por todos os estados do Brasil gostaria de se candidatar. 

Mas, depois da lista de aprovados, nem tudo é tão simples. Junto com a felicidade e as comemorações que a aprovação em uma universidade longe de casa podem trazer, vem também uma listinha de pendências que, dependendo das circunstâncias, pode trazer algumas dores de cabeça. Entre elas, a talvez mais urgente é arrumar um novo lugar para morar — que, com sorte e alguns cuidados, pode se tornar um lar ou ao menos te proporcionar grandes experiências.

Escolher um lugar de fácil acesso, que ofereça segurança, conforto e que caiba no orçamento, pode ser uma jornada cansativa, mas recorrer a algumas dicas e se abrir para novas possibilidades é um jeito de tornar esse trabalho mais fácil.

Na procura, você vai perceber que até nesse quesito os brasileiros são muito criativos e as possibilidades de lares estudantis são as mais diversas possíveis: tem desde senhoras oferecendo quartos nos fundos de casa até apartamento compartilhado, república e pensionato.

Foi em um desses pensionatos, próximos à Universidade de São Paulo, que a estudante de Jornalismo Ana Clara Oliveira decidiu ir morar quando ingressou no curso, em 2017. Ainda morando em Goiás, a universitária conta que não teve muito tempo para escolher onde seria sua casa pelos próximos meses: em um único dia, veio a São Paulo se matricular, visitou a pensão e decidiu que aquele era o lugar.

A casa abriga cerca de 50 pessoas, entre elas muitos intercambistas que vêm estudar na USP. Foi essa diversidade cultural, aliada ao aluguel acessível e à boa localização, que pesou na decisão de Ana. “Era legal chegar na cozinha de madrugada e comer pipoca com pimenta junto com uma pessoa do México e outra da Colômbia”.

Não se arrepende da experiência, que considera ter sido necessária, mas lamenta um pouco a duração que teve. “Quando eu visitei pela primeira vez, vi que seria um lugar que eu não moraria por muito tempo porque tinha muita gente e eu queria, eventualmente, ter um espaço em que eu pudesse me sentir mais à vontade”. Acabou um ano por lá, até que decidiu se mudar para dividir apartamento com algumas amigas.

Apesar de parecida em alguns sentidos com a de Ana Clara, a história de Isabel Silva acabou diferente — está há felizes cinco anos e quatro meses no mesmo lugar para o qual se mudou no início da faculdade.  A estudante, que foi de Fortaleza para Picos, no Piauí, estudar Ciências Biológicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), também descobriu o pensionato/conjunto de quitinetes no dia da matrícula, e de imediato decidiu ficar por lá. A proximidade com a faculdade e o aluguel barato para a região ajudaram na escolha. Depois, acabou descobrindo no grupo de estudantes uma família.

Evidência de que o número de pessoas nem sempre é o principal problema desses tipos de moradia. No caso de Ana, por exemplo, a falta de infraestrutura também a deixava desconfortável — o fato da casa ter poucos banheiros e não ter lá as melhores condições de higiene era uma questão.

Foi pensando em oferecer uma experiência de moradia universitária mais especializada e com infraestrutura de qualidade que a Uliving se estabeleceu em 2011 no Brasil. A empresa oferece casas que, além de quartos individuais e compartilhados, contam com salas de jogos, de estudos e cozinhas bem equipadas. Núbia Nascimento, que mora há 6 meses em uma das unidades, aponta que um dos benefícios em ter se mudado, além do conforto, é o maior tempo livre para estudar, resultado da comodidade em residir próximo ao lugar onde estuda. Atualmente, a empresa têm três unidades em São Paulo (no Centro, Bela Vista e Vila Olímpia) e duas no interior de São Paulo (Ribeirão Preto e Sorocaba). Os preços mudam de acordo com a unidade e se o estudante vai optar por um quarto individual ou compartilhado, variando entre R$ 800 e R$ 2,2 mil por mês.

Mas, para quem não tem condições de arcar com esses valores, existem outras opções mais baratas e até a custo zero. Curiosamente, mas não à toa, a praticidade de morar perto da faculdade citada por Núbia foi também um dos pontos positivos destacados por Lucas Raulino Silva, estudante de Música, em relação ao lugar onde mora, o Conjunto Residencial da USP, o Crusp. Uma vaga no conjunto, que fica dentro do próprio campus, em São Paulo, é um dos benefícios oferecidos pelo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade (PAPFE). Lucas é natural do Ceará, e como não existia por lá a graduação que queria (em violino), decidiu vir para São Paulo estudar. Mora no Crusp desde 2015, quando foi aprovado. Além de valorizar a facilidade e o tempo livre proporcionados por viver dentro da faculdade, ele gosta bastante da troca de experiência com os outros moradores.

Haline Floriano, estudante de Relações Públicas e também moradora do conjunto residencial, credita à experiência muito de seu amadurecimento. Vinda de Ibiúna, no interior paulista, Haline solicitou logo no dia da matrícula o “auxílio emergencial”, que confere bolsas e vagas provisórias aos estudantes que não têm condições financeiras de aguardar o resultado final do PAPFE, o que só ocorre bem depois do início das aulas. Ela morou por todo o primeiro semestre da faculdade em um alojamento, no qual dividia quarto com mais quatro meninas.  “Apesar de chocante, foi uma experiência muito boa para eu me conhecer, conhecer outras pessoas, valorizar muito mais a minha história e todo meu trajeto para acessar a universidade”.

A partir do segundo semestre de faculdade, ela conseguiu uma vaga permanente e tem agora um quarto individual. Haline compartilha também da opinião de Lucas quanto às facilidades proporcionadas pelo Crusp, que permitiu que ela entrasse para a empresa júnior, fizesse iniciação científica e estágio acadêmico.

Além disso, ela estabeleceu vínculos próximos com várias pessoas com quem morou, o que foi importante para superar a solidão por conta da distância da família. “Me deu forças para morar em São Paulo”. O Crusp, de acordo com ela, pode ser um lugar muito solitário. Lucas lembra ainda que algumas pessoas que moram lá sofrem com problemas psicológicos por um conjunto de fatores, que vão desde cobranças da própria faculdade até as dificuldades financeiras que os impedem de acessar outros ambientes além daqueles, privando-os de lazer.

Pablo Castanho, professor do Instituto de Psicologia da USP e vice-coordenador da Clínica Psicológica Durval Marcondes, enfatiza que a formação desses vínculos e de um grupo de pertencimento nessa nova fase é essencial para quem se mudou de cidade para estudar. Isso porque entrar na universidade é, na cultura brasileira, um dos indicativos de início da vida adulta, e os jovens lidam com muitas pressões relativas à faculdade e também às incertezas do futuro. Uma vez que quem se muda se afasta do grupo de referência original, formado pela família e amigos de infância, acaba ficando vulnerável e depende de novas relações para encontrar apoio.

A questão financeira, sem dúvidas, acaba atravessando também essa experiência — tanto para os jovens socialmente vulneráveis quanto para os que têm mais dinheiro. Enquanto estes últimos podem acabar fisicamente isolados — decidindo ir morar sozinhos em apartamentos, por exemplo — existe uma solidão social que isola o primeiro grupo. Isso porque, além de enfrentarem as pressões e a distância da família, muitas vezes não conseguem estabelecer novos vínculos no ambiente universitário por não se sentirem pertencentes. Diferenças culturais, de hábitos e de visões os afastam.

Nesse sentido, o professor acredita ser necessário promover a socialização desses estudantes que vêm de outros lugares, preocupando-se, para além do auxílio financeiro, com a saúde mental. Os coletivos formados pelos próprios alunos já trabalham nisso há algum tempo, mas a discussão começa a aparecer com mais força no próprio meio institucional. “Ultimamente estamos falando muito de saúde mental e isso é um avanço. A discussão está presente”.

Dicas dos universitários

Diversas universidades, até mesmo em campi do interior como o da UFPI onde Isabel estuda, oferecem moradias e bolsas para estudantes de baixa renda que não tenham condições financeiras de viver na cidade onde foram aprovados. O edital do PAPFE 2019 da USP já está disponível, e no site da Unicamp e da Unesp também é possível encontrar mais informações sobre o assunto. No ano passado, O GE também publicou uma reportagem sobre os auxílios oferecidos por diversas universidades, inclusive para bolsistas do Prouni.

Para quem não se enquadra nos requisitos para esses programas, a dica é entrar em grupos de repúblicas e moradias no Facebook. No começo do ano, eles costumam bombar e você pode escolher o lugar e pessoas que têm mais a ver com você. Não se esqueça que, embora seja importante estar aberto a novas experiências, o autocuidado também é essencial. Anote aí o conselho da Ana: “Além de estar aberta a se adaptar a mudanças, a pessoa tem que estar consciente também de que precisa ter qualidade de vida. Se alimentar, dormir bem e cuidar da saúde mental”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. WOW just what I was searching for. Came here by searching for nba

    Curtir

  2. fantastic points altogether, you just won a brand new reader.
    What would you recommend in regards to your
    publish that you made some days ago? Any sure?

    Curtir

  3. This article offers clear idea for the new users of blogging, that
    actually how to do blogging and site-building.

    Curtir

  4. Onerous-boiled eɡgs are totally-cooked eggѕ.

    Curtir

  5. Forr ⅼarger quantities I ike to recommnend our methodology.

    Curtir

  6. Ƭhe tomato-like fruit aгen’t edible.

    Curtir

  7. Ceylon annd Cаseia cinamon each comprise coumarin.

    Curtir

  8. Wonderful site you have here but I was wanting to know if you knew of any message boards that cover
    the same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of online
    community where I can get responses from other knowledgeable individuals that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me
    know. Thank you!

    Curtir

  9. Thank you, I’ve recently been looking for information about
    this topic for ages and yours is the greatest I’ve discovered so far.
    However, what concerning the bottom line? Are you sure
    about the supply?

    Curtir

  10. Получите профессиональную юридическую подмогу юридическим лицам.
    Получить бесплатную консультацию!
    Услуги юридическим лицам Судебные дела Работа с
    долгами
    Юридические услуги ФАРГО
    Автолюбителям

    Curtir

  11. Very good blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little
    lost on everything. Would you propose starting with a free platform
    like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused ..
    Any ideas? Thank you!

    Curtir

  12. Hello! Someⲟne in my Myspace group shared this website wiuth uus ѕo І came
    t᧐ take а ⅼooқ. I’m ԁefinitely enjoying tһe
    information. I’m bookmarking annd wiⅼl be tweeting tһiѕ to mү followers!
    Superb blog ɑnd ɡreat design and style.

    Curtir

  13. Prepaгe dinner the eggs covered for 1 minute then uncover.

    Curtir

  14. First, try to eat a salad before dinner. A a couple of
    month associated with a hundred twenty capsules costs twenty seven dollars.
    And it could feel more homey and relaxing too.

    Curtir

  15. Hey fantastic blog! Does running a blog similar to this take a lot of
    work? I have virtually no understanding of coding however I was hoping to start my own blog in the near future.
    Anyhow, if you have any recommendations or
    techniques for new blog owners please share. I understand this is
    off subject however I just needed to ask. Kudos!

    Curtir

  16. Τօ start wіth, Ԁig a trdench that’s 6-eight inches
    deeр.

    Curtir

  17. Generally I do not learn post on blogs, but I wish to say
    that this write-up very forced me to try and do it! Your writing taste has been surprised me.

    Thanks, very great article.

    Curtir

  18. Excellent blog post. I certainly love this website.
    Keep it up!

    Curtir

  19. I’m impressed, I must say. Rarely do I come across a blog that’s equally educative and engaging, and without a
    doubt, you have hit the nail on the head. The
    issue is something that not enough people are speaking intelligently about.

    Now i’m very happy that I stumbled across this in my search for something concerning this.

    Curtir

  20. I do accept as true with all the concepts you have presented in your post.
    They’re really convincing and will certainly work.

    Still, the posts are very brief for beginners. May just you please extend them a
    little from subsequent time? Thanks for the post.

    Curtir

  21. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this
    excellent blog! I suppose for now i’ll settle for
    book-marking and adding your RSS feed to my Google account.

    I look forward to fresh updates and will talk about this
    blog with my Facebook group. Talk soon!

    Curtir

  22. Good answers in return of this query with firm arguments and explaining all
    concerning that.

    Curtir

  23. It’s awesome in favor of me to have a web site, which is useful in support of my
    knowledge. thanks admin

    Curtir

  24. Piękny artykuł, generalnie się z Tobą zgadzam, chociaż w
    niektórych aspektach bym się kłóciła. Z pewnością ten blog może
    liczyć na uznanie. Z pewnością tu wrócę.

    Curtir

  25. Hi there Dear, are you truly visiting this web site regularly, if so then you will definitely obtain good knowledge.

    Curtir

  26. What’s up every one, here every one is sharing these kinds of familiarity,
    so it’s pleasant to read this web site, and I used to visit this blog all the
    time.

    Curtir

  27. Useful information. Fortunate me I discovered your website unintentionally, and I’m shocked
    why this twist of fate didn’t happened earlier! I bookmarked it.

    Curtir

  28. Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend
    your website, how can i subscribe for a blog site? The account
    helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided
    bright clear idea

    Curtir

  29. An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who was
    conducting a little homework on this. And he actually bought me breakfast due to the fact that I found it for him…

    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for
    spending the time to talk about this matter here
    on your blog.

    Curtir

  30. I just like the valuable info you supply to your articles.
    I will bookmark your blog and test again right here frequently.
    I am moderately certain I will be told many
    new stuff right right here! Good luck for the following!

    Curtir

  31. I used to be suggested this website via my cousin. I’m no
    longer sure whether or not this put up is written by means of him as
    nobody else know such special approximately my problem. You are incredible!
    Thank you!

    Curtir

  32. It’s going to be ending of mine day, except before finish I am reading this impressive article to improve my knowledge.

    Curtir

  33. Having read this I believed it was very informative.

    I appreciate you finding the time and energy to put this content together.
    I once again find myself spending a lot of time both reading and commenting.

    But so what, it was still worth it!

    Curtir

  34. This article will assist the internet visitors for building up new website or even a blog from start
    to end.

    Curtir

  35. I read this post fully about the resemblance of hottest and previous
    technologies, it’s awesome article.

    Curtir

  36. Hi to every body, it’s my first pay a quick visit of this blog; this blog contains awesome and in fact fine material for
    readers.

    Curtir

  37. I like looking through an article that can make people think.
    Also, thank you for permitting me to comment!

    Curtir

  38. Thanks for the good writeup. It in reality was once a enjoyment account it.

    Look advanced to more delivered agreeable from
    you! By the way, how could we communicate?

    Curtir

  39. The Lakers have to bank wins like this and I think
    they do. We dont think so. Try some NFL soccer facts that most NFL fans dont know.
    In case you had been trying to purchase a brand new residence cinema system, likelihood is you’d perform some
    research on what mannequin to buy, and test a number of value comparison websites to find one
    of the best worth. Check to see if they have printed
    articles and odds that may make it easier to make your picks.
    Once you make your search on the internet,
    you may be offered by 100 results, and you should
    take time selecting the best one. The first one is you can bet from the comfort of your personal dwelling,
    after calmly analyzing a match, no hurry, no pressure, no mistakes made.
    It does not really matter whether or not the bet was massive or small; the necessary thing is that he was in a position to expertise
    this.

    Curtir

  40. Thank you for any other great article. The place else could anybody
    get that kind of information in such a perfect means of
    writing? I have a presentation next week, and I’m at the search for such information.

    Curtir

  41. It’s really a great and helpful piece of info. I’m happy that you shared this useful
    info with us. Please keep us informed like this.
    Thank you for sharing.

    Curtir

  42. Which means that players can not play alone.

    Curtir

  43. For most recent news you have to visit world-wide-web and on the web
    I found this site as a best web page for most recent updates.

    Curtir

  44. Amazing things here. I’m very satisfied to look your article.
    Thanks so much and I’m taking a look forward to touch you.
    Will you please drop me a mail?

    Curtir

  45. Thanks for sharing your thoughts about Guddan. Regards

    Curtir

  46. It’s amazing for me to have a web page, which
    is helpful in support of my experience. thanks admin

    Curtir

  47. Piękny post, generalnie to ma sens, chociaż w niektórych aspektach
    bym się kłóciła. Z pewnością Twój blog może liczyć
    na uznanie. Jestem pewna, że tu jeszcze wpadnę.

    Curtir