Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“Prova foi bastante trabalhosa”, afirma professora

No segundo dia da segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp, candidatos fizeram questões de geografia, história e inglês

Por por MARIANA NADAI
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 18 jan 2011, 12h42

Cerca de 15 mil estudantes realizaram ontem (17/01) o segundo dia de prova da segunda fase do processo seletivo 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concorrendo a uma das 3.444 vagas oferecidas pela universidade, os candidatos responderam questões de história, geografia e inglês.

– Confira a correção completa e comentada do primeiro e segundo dia da segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp

“A prova de inglês estava muito rica e um pouco mais difícil que a do ano passado. As questões foram benfeitas, com textos que apresentavam uma abordagem moderna, falando de redes sociais e sobre o Haiti, por exemplo”, diz a professora Cristina Armaganijah, que ministra aulas de inglês no cursinho Objetivo, de São Paulo.

– Veja o que os estudantes acharam do segundo dia de prova da Unicamp

Continua após a publicidade

De acordo com Cristina, o tempo, o maior vilão da prova da Unicamp, segundo avaliação dos estudantes, não foi um problema na prova de ontem. “Acho que houve tempo suficiente para fazer a prova de inglês, que apresentou questões curtas. Além disso, ou você sabe a língua ou não sabe e, sabendo, basta ler e responder, sem enrolação”, afirma a professora.

A falta de tempo também não foi problema nas questões de história, pelo menos essa é a opinião do professor Daily de Matos Oliveira, do cursinho Objetivo. “Os textos de história estavam curtos e relacionados com as perguntas. Por isso, acho que os estudantes tiveram tempo suficiente para resolver as questões com calma”, comenta o professor.

E os elogios à prova de história não param por aí. “As questões estavam bem distribuídas, avaliavam muito bem o estudante quanto ao conteúdo do programa do ensino médio. Foi uma prova difícil, mas não fugiu do conhecimento que o candidato deveria ter, ou teria que aprender na escola”, avalia o professor José Carlos Pires de Moura, do cursinho Anglo, também de São Paulo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Apesar de os professores concordarem que o segundo dia do vestibular da Unicamp estava mais difícil que no ano passado, problema mesmo os estudantes enfrentaram nas questões de geografia, considerada a avaliação mais complicada do dia. “A prova estava mais difícil do que no ano passado. Os assuntos abordados eram tradicionais, mas a elaboração da questão a tornava difícil, o que é ruim para um aluno do ensino médio, que está nervoso para fazer a prova”, diz a professor Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica e professora de geografia do Objetivo.

Mesmo com as dificuldades encontradas em geografia, Vera Lúcia acha que a prova da Unicamp estava benfeita. “De uma forma geral, o exame de hoje estava bem elaborado, apesar de muito trabalhoso, exigiu bastante do aluno. Repare que ele não estava exatamente difícil, mas deu bastante trabalho para o estudante. De fato, essa prova exigia um candidato com uma boa formação”, pondera a coordenadora.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
“Prova foi bastante trabalhosa”, afirma professora
Universidades
“Prova foi bastante trabalhosa”, afirma professora
No segundo dia da segunda fase do vestibular 2011 da Unicamp, candidatos fizeram questões de geografia, história e inglês

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.