O tema da redação é sempre um dos maiores mistérios em qualquer vestibular. Via de regra, os candidatos só descobrem o assunto sobre o qual devem escrever no momento em que abrem o caderno de questões, no dia da prova. Não foi isso que ocorreu nesta semana, durante a aplicação da primeira edição do Provão Paulista. O tema da redação, que só deveria ser revelado no segundo dia de provas, quinta-feira (30), já circulava no TikTok na noite anterior. Os candidatos dissertaram sobre os “O combate à fome no Brasil“.
+ As origens da fome no Brasil e por que ela voltou a crescer
Na rede social, alguns estudantes afirmaram ter descoberto o tema da redação já no primeiro dia do Provão. Segundo eles, houve uma confusão e os aplicadores entregaram a prova com a redação um dia antes, quando na verdade os alunos deveriam responder às questões de Língua Portuguesa, Inglês e Ciências da Natureza.
Em nota ao G1, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) afirmou que o erro que resultou no vazamento do tema da redação pode ter ocorrido em três escolas, localizadas na Zona Leste da capital, em Campinas e São Carlos. A Seduc também informou que deve criar uma comissão na próxima semana para investigar o ocorrido.
Tema de redação do Provão Paulista
Nesta primeira edição do Provão Paulista, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio escreveram uma dissertação sobre o tema “O Combate à fome no Brasil: entre a responsabilidade do Estado e a atuação da Sociedade Civil“. Assim como ocorre no Enem, o candidato deveria apresentar uma proposta de intervenção sobre o assunto – ou seja, uma solução para o problema.
Veja abaixo a proposta completa, com textos de apoio:
O que é o Provão Paulista
O Provão Paulista é a nova modalidade de ingresso das três principais universidades de São Paulo. O vestibular, que funciona em um esquema seriado ao longo dos anos, oferece vagas para a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), além das Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Esta edição será a primeira do exame, com cerca de 15 mil vagas e 1,2 milhões de inscritos – todos estudantes da rede de ensino municipal e estadual. Apenas 1.700 estudantes não são do estado de São Paulo.
O principal diferencial do Provão Paulista é o seu caráter seriado. Isto é, em três anos, o estudante que tiver realizado a prova em seu 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio terá uma nota média das três provas calculada automaticamente e, com ela, poderá pleitear vagas nas três universidades. Assim, não será necessário realizar os vestibulares individuais de cada uma, caso prefira. Em 2023, o resultado do Provão Paulista dos estudantes do 3º ano será composto apenas pela nota alcançada este ano, que poderá ser usada na busca por uma vaga.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.