Quais são as formas de entrar na USP? Conheça todas
Descubra os caminhos para chegar à universidade mais desejada do Brasil
Se você sonha em estudar na Universidade de São Paulo, boas notícias: não existe apenas uma porta de entrada — na verdade, há cinco caminhos principais para conquistar uma vaga na graduação da USP.
Abaixo, mostramos para você cada um deles.
1. Fuvest
A forma mais clássica de ingressar na USP é por meio do vestibular organizado pela Fuvest, que seleciona a maioria das vagas da universidade – 7.814 neste ano. Com provas em duas fases (a primeira aconteceu no dia 23 de novembro), e bastante concorrência, essa é a rota mais conhecida entre os vestibulandos.
+ Fuvest 2026: as questões mais difíceis da primeira fase do vestibular da USP
2. Enem-USP
Outra opção é usar a nota do Enem para entrar na USP por meio do processo seletivo chamado Enem-USP, também conduzido pela Fuvest. Nessa modalidade, você não faz prova nova, apenas usa sua pontuação do Enem para concorrer. A USP reserva uma parte das vagas para essa via (cerca de 1.500), e a classificação é feita por nota. A inscrição já começou e vai até o dia 19 de dezembro.
3. Provão Paulista
Essa modalidade é voltada para estudantes da rede pública de ensino. A USP reserva 1.454 vagas específicas para quem faz o Provão Paulista Seriado, organizado pela Secretaria da Educação de São Paulo.
4. Olimpíadas do conhecimento
Se você participou (e foi bem) em competições acadêmicas, como olimpíadas de matemática, física, biologia etc., pode aproveitar isso para ingressar na USP. A Fuvest tem edital especial para medalhistas ou premiados, com vagas reservadas para essa modalidade.
+ Olimpíadas do Conhecimento: as competições que rendem vaga na universidade
5. Preenchimento de vagas remanescentes
As vagas não preenchidas pelo vestibular tradicional (as remanescentes) seguem para processos de transferência interna e externa, realizados todos os anos. Nessa etapa, estudantes da própria USP podem mudar de curso ou unidade, enquanto alunos de outras instituições têm a chance de ingressar na universidade — sempre de acordo com as vagas remanescentes de cada carreira.
Além disso, a USP passou a oferecer, recentemente, uma modalidade específica para portadores de diploma, na qual as unidades podem destinar vagas sobrantes, especialmente em cursos de licenciatura, para candidatos que já concluíram um bacharelado previamente aceito pela unidade. Os critérios, datas e requisitos são definidos por cada faculdade em editais próprios.
Calendário Enem-USP 2026
- Período de inscrições no site da Fuvest (até 12h do dia 19/12): 24 de novembro a 19 de dezembro:
- Prazo para alterar as opções de curso dentro da mesma área escolhida na inscrição: 20 e 21 de janeiro de 2026
- Primeira chamada: 23 de janeiro de 2026
- Pré-matrícula virtual: 27 a 30 de janeiro de 2026
- Segunda chamada: 3 de fevereiro de 2026
- Pré-matrícula virtual da segunda chamada: 4 a 6 de fevereiro de 2026
- Terceira chamada: 10 de fevereiro de 2026
- Pré-matrícula virtual da terceira chamada: 11 a 13 de fevereiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o plural de mal-estar?
Resultado Unesp 2026: veja lista aprovados para segunda fase
Fuvest 2026 divulga nota de corte para segunda fase; veja aqui
Veja notas de corte para a segunda fase da Unesp 2026
Como se pronuncia “advogado”: é “adivogado” ou “adevogado”?





