Imagine estudar em uma das mais conceituadas universidades do país sem pagar sequer pelo vestibular? Alguns estudantes terão essa chance a partir do dia 13 de maio. Nesta data, abre o prazo para pedir isenção no vestibular da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas. Os candidatos que não forem isentos pagam uma taxa de R$ 192 para fazer a prova – considerando o valor da edição passada.
O período para solicitar o benefício vai até 7 de junho e vale para duas modalidades de ingresso na Unicamp, o vestibular regular e o Enem-Unicamp, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.
Abaixo, veja quais grupos têm direito à isenção.
Quem pode fazer a prova da Unicamp de graça
A Comvest, responsável pela organização do vestibular da Unicamp, prevê isenção no vestibular em quatro modalidades distintas. De maneira geral, elas visam contemplar estudantes de baixa renda, funcionários da universidade e graduações que formam professores.
Confira:
Modalidade 1: voltada para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas;
Modalidade 2: contempla funcionários da Unicamp/Funcamp;
Modalidade 3: para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental);
Modalidade 4: voltada aos candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares.
Para todas as modalidades de isenção é obrigatório que o candidato já tenha concluído ou vá concluir o Ensino Médio até o final do ano letivo de 2024.
A relação de documentos exigidos em cada uma das modalidades está disponível no edital, que você pode acessar clicando aqui.
+ Os cursos da Unicamp que estão entre os melhores do mundo
Todas as datas da Unicamp 2025
Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junho
Resultado do pedido de isenção: 30 de julho
Inscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto
Primeira fase: 20 de outubro
Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.