Mesmo os mais aplicados estudantes de matemática não seriam capazes de responder a questão de número 53 (prova Q e Z) da primeira fase da Unicamp 2025. Isto porque, segundo professores do Curso Anglo e do Oficina do Estudante, não havia uma alternativa correta para a questão, que explorava conhecimentos de geometria. A Comvest anunciou ainda na noite deste domingo (20) que a questão está anulada, “devido a um equívoco em seu enunciado”. Segundo a banca, um ponto será atribuído a todos os candidatos.
Professores tentaram resolver a questão e concluíram que, do ponto de vista conceitual, ela não tinha um problema. Era perfeitamente possível realizar os cálculos e chegar ao resultado: 2 latas. Acontece que nenhuma das alternativas apontava este número.
“Se a questão fosse discursiva não teria problema nenhum, ela estaria perfeita, mas como era uma prova teste a resposta não aparecia nas alternativas. Esse era o problema da questão”, avaliou Thiago Dutra, autor de Matemática do Sistema Anglo de Ensino.
Veja abaixo como era a questão e a explicação dos professores.
Resolução do Curso Anglo:
Resolução do Oficina do Estudante:
Cronograma Unicamp 2025
Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junhoResultado do pedido de isenção: 30 de julhoInscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto- Primeira fase: 20 de outubro
- Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
- Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
- Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
- Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.