Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Saiba a maneira certa de estudar para o vestibular e Enem

Manter o ritmo nos estudos, focar nos conteúdos que ainda pode aprender alguma coisa e fazer simulados são as principais dicas para mandar bem nas provas

Por por MARIANA NADAI Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 2 out 2012, 15h31

Os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando. Mas calma, nada de desespero. O GUIA conversou com orientadores de cursinhos que dão dicas para você manter o foco nos estudos e garantir o sucesso nas provas.

– Saiba o que não fazer nos estudos perto do vestibular e Enem

– Será que você está estudando da forma certa?

– Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular?

– Quem é você no dia do vestibular?

Mantenha o ritmo de estudo. Nada de querer agora aumentar as horas que dedica aos estudos. "Não é hora de mudar a maneira de estudar. Mantenha o padrão e o processo. Se a pessoa manteve, desde o começo do ano, um ritmo regular de estudo, ela já sabe como funciona", comenta Celio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

Além do ritmo, é importante manter o modo de estudar. Se você passou o ano estudando em casa e sozinho, não compensa passar a estudar em grupo. "Só mude a forma de estudar se houver uma troca, ou seja, se você ensinar o colega e ao mesmo tempo aprender algo com ele", diz o diretor.

Descanse. Agora é hora de diminuir ou deixar de sair de balada com os amigos e focar nos estudos. Além disso, é muito importante manter o sono em dia. "O estresse de agora até o dia da prova é muito grande, por isso é essencial o descanso regular", afirma a coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli Alessandra Venturi.

Leia os livros pedidos no processo seletivo. Se você ainda não leu os livros que caem no vestibular que fará, aproveite o tempo que falta até a prova para lê-los. "Faz muita diferença ler o livro, do que ler apenas o resumo. É muito mais completa a obra integral", explica Celio Tasinafo.

Continua após a publicidade

– Confira a lista de livros que serão cobrados nos vestibulares da Fuvest e Unicamp

Faça redações. A dica é escrever pelo menos uma por semana. Mostre o texto para o professor ou os colegas, para que eles possam avaliar a redação.

Resolva simulados. É muito importante conhecer bem o tipo de prova que vai fazer, além de você ficar por dentro de como o conteúdo é cobrado, aprende a administrar o tempo de prova. E, para conhecer cada modelo, na melhor do que resolver os vestibulares passados. "É fundamental treinar a prova que vai fazer. As questões do Enem isoladas, por exemplo, são consideradas fáceis por muitos alunos, mas a prova toda, com 90 questões juntas, torna-se difícil", diz Celio Tasifano.

Os simulados também são importantes diagnósticos para o estudante. Com ele, é possível saber o que estudar e como. "Monte uma tabela com as questões que errou no simulado e tente identificar o motivo do erro. Com isso, é possível identificar o erro e focar nos estudos", comenta Alessandra Venturi.

Foque no conteúdo em que tem domínio. Falta pouco para as provas, por isso é hora de aprimorar os conhecimentos. Aproveite essas últimas semanas que antecedem a prova para estudar as matérias que você sabe alguma coisa e que pode aprender mais. "Saber o que estudar é importante. Não se dedique tanto ao conteúdo que você domina muito e nem perca tempo com aquele que não sabe nada", orienta Tasifano.

Mantenha-se informado. Não deixe de ler revistas, jornais e sites de informação, é muito importante se manter informado, principalmente para a prova do Enem e para rer argumentos na hora de escrever a redação.

Leia também

– Notícias de vestibular

– Notícias sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade