Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Saiba como se inscrever no Sisu 2012

Inscrições para o programa começaram neste sábado (7) e terminam dia 12

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h38 - Publicado em 7 jan 2012, 11h17

Com cerca de 10 minutos de atraso, o Ministério da Educação (MEC) abriu na madrugada deste sábado (7) o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012, que termina na próxima quinta-feira (12). As inscrições devem ser feitas no site do Sisu.

– Tem dúvidas sobre o Sisu? Confira como funciona o programa

– Confira as vagas por instituição, curso e turno disponíveis no Sisu de 2012

Logo após a abertura das inscrições, alguns poucos estudantes reclamaram nas redes sociais de problemas para conseguir entrar no site do programa. Mas, quase 12 horas depois, a situação é bem tranquila. A equipe do GUIA DO ESTUDANTE conseguiu em aproximadamente 10 minutos fazer a inscrição.

O processo é bem simples. Cada candidato poderá escolher dois cursos em qualquer universidade do Brasil que destina vagas por meio do Sisu. Para se candidatar a uma delas, basta entrar em sua página pessoal de inscrição. Mas, como fazer isso?

Primeiro, é preciso ter feito o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e, com a inscrição da prova e a senha do exame, acessar a página do Sisu. Uma vez lá dentro, o candidato terá a oportunidade de se inscrever em dois cursos e indicar um deles para ser a prioridade de aprovação. Como mostra a imagem abaixo.

Continua após a publicidade

Para procurar a universidade e o curso de interesse, basta digitar o município do local da instituição e procurar pelo curso. Feita a opção, o candidato precisará especificar qual o tipo de vaga que vai se candidatar, de concorrência geral ou de ação afirmativa. Concluídas as opções, a inscrição está terminada.

Na página de inscrição de cada curso, o candidato saberá a sua nota no Enem, que será usada para a seleção da vaga, além de receber a informação de quando será informada a nota de corte.

Durante todo o processo, o candidato poderá alterar as opções de curso, caso mude de ideia ou perceba que a nota de corte é mais alta que a sua própria nota do Enem. Mas Atenção! As alterações só poderão ser feitas até às 23h59 de 12 de janeiro, quando acaba o período de inscrição.

Matrículas
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 15 de janeiro e os aprovados deverão se matricular na instituição de ensino correspondente entre os dias 19 e 20. Quem for selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Já os estudantes que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos poderão participar das chamadas seguintes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Se ainda houver vagas disponíveis, o sistema vai gerar uma lista de espera. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibulares

Continua após a publicidade
Publicidade