Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Secretário de Ensino Superior, responsável pelo Sisu, deixa o MEC

Arnaldo Barbosa de Lima Junior pediu demissão do cargo na última quinta-feira (30)

Por Juliana Morales Atualizado em 31 jan 2020, 15h11 - Publicado em 31 jan 2020, 14h36

Diante de um cenário caótico no Ministério da Educação, o secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, pediu demissão do cargo na última quinta-feira (30). A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

  • Lima era um dos principais auxiliares do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na Secretaria de Educação Superior, era de sua responsabilidade coordenar todas as políticas públicas ligadas ao ensino nas universidades públicas e privadas, inclusive, o Sisu. Mas ele nega que sua demissão tenha sido causada pelos grandes problemas ocorridos nesta edição do sistema, alegando sua saída a motivos pessoais.

  • Foi ele que criou o desenho do Future-se. Alvo de críticas de reitores, o programa tem o objetivo de captar recursos privados para universidades federais.  A apresentação aconteceu em julho de 2019 e a fase de consulta pública, na semana passada. Agora, ainda é necessário um aval do Congresso para dar continuidade no projeto.

    Lima é funcionário de carreira do antigo Ministério do Planejamento, hoje na pasta da Economia, e retorna à sua função anterior. Até o momento, o Ministério da Educação ainda não anunciou um substituto para o cargo na secretaria.

     

     

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade