logo-ge

Segunda fase da Unesp será em um dia, só com questões de múltipla escolha

Por conta da pandemia, a instituição decidiu fazer alterações no formato do vestibular

Por conta da pandemia, a Unesp decidiu fazer algumas alterações no formato da última etapa do seu vestibular, que acontecerá no dia 28 de fevereiro. A segunda fase, realizada tradicionalmente em dois dias, passa a ter apenas um dia. Além disso, as clássicas questões dissertativas serão substituídas por itens de múltipla escolha. 

Assim, a prova da fase final será composta por  60 perguntas de múltipla escolha e a redação, que está mantida como todos os anos. A resolução com todas as regras do vestibular 2021 deve ser publicada nos próximos dias, com mais detalhes. 

Com as mudanças, a instituição pretende reduzir o tempo de correção pela metade e soltar o resultado, em vez de em um mês, em 15 dias, no dia 19 de março. O objetivo é começar o ano letivo em abril, um mês depois do habitual antes da pandemia.

Sobre as provas de habilidades da segunda fase, a Unesp afirma que estão repensando os formatos também para evitar aglomeração. Tem a possibilidade de individualizá-las ou colocá-las em locais mais amplos e arejados. 

Primeira fase

Já primeira fase a mudança é inversa. Antes realizada em apenas um dia, será divida em dois, em 30 e 31 de janeiro. No primeiro, farão a prova candidatos a cursos da área de Ciências Biológicas. No segundo, humanas e exatas. O formato não sofreu alterações e continua com 90 questões de múltipla escolha. Além disso, em 2021, a Unesp terá a opção de  ingresso de estudantes pelo Enem e pelas Olimpíadas de Matemática. 

A instituição afirma que as mudanças divulgadas são somente para este ano atípico de pandemia e que nos próximos, pretende voltar com os formatos tradicionais.