logo-ge

Segunda fase da Unicamp 2019 começa neste domingo (13)

As provas são dissertativas e aplicadas em três dias consecutivos, todos com duração máxima de quatro horas

A segunda fase do vestibular 2019 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa neste domingo (13) e vai até terça-feira (15). As provas terão início sempre às 13h, mas a orientação é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. No total, são 2.589 vagas, em 69 cursos de graduação

A prova

Na segunda fase da Unicamp, as provas são dissertativas e aplicadas em três dias consecutivos, todos com duração máxima de quatro horas. A distribuição é a seguinte:

I – Primeiro dia (13/01/2019): prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;

II – Segundo dia (14/01/2019): prova de Matemática, prova de Geografia, e prova de História, com seis questões cada uma;

III – Terceiro dia (15/01/2019): prova de Física, prova de Ciências Biológicas e prova de Química, com seis questões cada uma.

Cada questão vale até quatro pontos, sendo até dois pontos por cada item. Cada texto da prova de Redação vale até 24 pontos. As provas de Habilidades Específicas, para os cursos que as exigem (veja abaixo), valem 48 pontos.

O que levar

Os candidatos deverão levar, todos os dias, o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso, bem como portar água, sucos e alimentos.

Também é necessário levar, somente no primeiro dia, uma foto 3×4 recente, com nome e número de inscrição anotados no verso. É proibida a utilização de aparelhos celulares ou outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos eles deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Habilidades específicas

Os candidatos aprovados deverão fazer todas as provas da segunda fase, e alguns cursos exigem ainda uma prova de habilidades específicas: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

A ausência ou obtenção de nota 0 (zero) em qualquer uma das provas da segunda fase elimina o candidato. Candidatos dos cursos com prova de Habilidades Específicas que não comparecerem ou obtiverem nota zero nessas provas ficam eliminados da 1ª opção, mas continuam concorrendo por uma vaga na 2ª opção, caso exista.

Novas formas de ingresso

A partir do vestibular 2019, a Unicamp acrescentou outras formas de ingresso para os cursos de graduação, como o vestibular indígena, as vagas das cotas étnicorraciais e as vagas para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), os editais de cada opção serão divulgados em breve. O vestibular indígena será aplicado em cinco cidades do país: Campinas (SP), Dourado (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

Calendário

2ª fase 13, 14 e 15/1/2019
Provas de Habilidades Específicas 21 a 25/1/2019
Primeira chamada 11/2/2019
Matrícula (não presencial) da primeira chamada 12/2/2019

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s