Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Segundo dia da Unesp teve redação difícil; veja comentários

Proposta teve como título “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?”

Por Ana Lourenço Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 May 2017, 13h26 - Publicado em 19 Dec 2016, 20h18

galeria-unesp-2012-2-8.jpg

O segundo dia e último dia da segunda fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) manteve o mesmo nível de dificuldade observado tradicionalmente nas edições anteriores, mas surpreendeu os professores pela prova de redação, considerada mais difícil, e com coletânea confusa. O tema foi “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?”.

Os estudantes responderam, nesta segunda (19), a 12 questões de português e inglês, mais uma redação do tipo dissertativo-argumentativo.

Segundo Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, a prova de português e inglês não destoou do esperado, mas beneficiou os candidatos que também estão prestando o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): “Foram 4 questões sobre a obra de Camões, que é um dos autores obrigatórios no vestibular da Unicamp”, explica.

Continua após a publicidade

A prova foi bastante concentrada nas habilidades em interpretação de texto e literatura, tendo apenas pinceladas de gramática. “Em literatura, o que surpreendeu um pouco foi a cobrança de um texto de Martins Pena, que era bastante usado nas provas dos anos 1990 e há muito tempo não víamos sendo pedido”, diz Célio.

Já a redação pode ter complicado a vida do candidato. “O candidato pode ter se enrolado achando que era para falar sobre desigualdade, mas não era bem isso”, explica. O tema pedia que o estudante dissertasse sobre se há benefícios para toda a sociedade na concentração de riqueza. “A coletânea estava confusa. O texto 1 e o 3 não traziam nenhuma informação que realmente ajudasse o candidato, somente o segundo era um pouco mais substancial”, diz Célio.

“Acredito que, tanto na prova de ontem como na de hoje, foi melhor o candidato que tivesse boas habilidades de escrita. É esse o ponto que vai diferenciar os estudantes aprovados”, completa.

São disputadas 7.365 vagas em 23 cidades do estado de São Paulo. O resultado final do vestibular sairá no dia 3 de fevereiro de 2017.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
Segundo dia da Unesp teve redação difícil; veja comentários
Universidades
Segundo dia da Unesp teve redação difícil; veja comentários
Proposta teve como título “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?”

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês