Segundo dia do vestibular da UFRJ estava mais difícil, segundo professores
Mais de 50 mil estudantes realizaram a segunda etapa do processo seletivo da universidade
A segunda etapa do vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi realizada no último domingo (21), para 49.972 estudantes. A maioria dos alunos ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE achou este segundo dia de prova mais difícil que o primeiro. Os professores consultados tiveram a mesma opinião.
– Veja a correção e o gabarito do segundo dia de prova da UFRJ
Luiz Antonio Moreira de Farias, professor de química do curso Miguel Couto, acha que a prova estava difícil, mas nada além do esperado. “Foi uma prova bem feita. Na minha opinião, como a UFRJ aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, a instituição resolveu pegar pesado no vestibular”, explica.
Veja o comentário dos professores em cada uma das cinco provas aplicas no domingo:
Física
Para Felipe Amaral e Francisco Schueler, professores de física do curso pré-vestibular pH, a prova de física não nenhuma surpresa quanto aos temas. Eles afirmam que havia questões fáceis, como as que abordavam temas de eletrodinâmica e dinâmica, assuntos considerados clássicos de serem cobrados em nas provas de vestibular. Os professores consideraram que hidrostática, tema que cai todo ano na prova da UFRJ, foi abordado com um nível de dificuldade bem acentuado.
Geografia
As provas de geografia da UFRJ costumam misturar questões que cobram conhecimento específico com outras que exigem mais análise crítica, segundo os professores de geografia do curso pré-vestibular pH Claudio Falcão e Anice Afonso Grande.
Neste ano, de acordo com a avaliação dos professores, que consideraram a prova com um nível de fácil a moderado, parte das questões foram mais bem resolvidas por alunos que dominam os conceitos básicos da geografia discutidos em sala de aula.
História
De acordo com Igor Vieira e Manuel Salgado Pimenta, professores de história do pH, a surpresa da prova de história neste ano, que foi considerada de nível médio, foi a importância dada ao conhecimento formal.
Segundo os professores, apesar de seis questões apresentarem textos, não era fundamental interpretá-los para responder à prova. As outras questões (a prova tinha 10 perguntas) exigiam análise de tabelas e gráficos.
Química
O tema central da prova, segundo os professores de química Alcides Affonso e Guilherme Guimarães, também do pH, foi meio ambiente e as perguntas giraram em torno do papel fundamental da química no objetivo de minimizar o impacto da ação do homem sobre a natureza.
A prova foi considerada difícil pelos professores, que apontaram a grande presença de questões sobre funções orgânicas e a ausência de alguns assuntos tradicionais em provas de vestibulares, como reações inorgânicas, equilíbrio e radioatividade.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem