Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Sisu 1º/2016: Número de inscritos atinge quase 1,7 milhão

Prazo termina na próxima quinta-feira (14), às 23h59

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h28 - Publicado em 12 jan 2016, 13h49

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), primeira edição de 2016, chegou a 1.698.652, perto de 1,7 milhão. Esta terça-feira (12) é o segundo dia em que o sistema está aberto. O prazo para inscrição termina na próxima quinta-feira (14), às 23h59.

>> Acesse o sistema do Sisu

>> Dicas GE: Veja 6 dicas para se inscrever no Sisu

Como cada estudante pode fazer duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 3.267.065. O sistema do Sisu disponibiliza 226 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas de ensino superior.

As primeiras notas de corte do do sistema foram divulgadas às 9h de hoje. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. Amanhã, às 9h, o MEC divulgará novas notas de corte, referentes as inscrições de hoje (e assim se segue até o último dia de inscrições).

>> 14 perguntas e respostas sobre o Sisu

Continua após a publicidade

Até a tarde de ontem (11), o sistema tinha contabilizado 974 mil inscritos. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a maior oferta de vagas é da área de Engenharia, 35 mil. Em seguida, vem Medicina, com 4,4 mil.

Para se inscrever, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não pode ter zerado na redação. Acesse aqui o resultado do Enem, divulgado na última sexta-feira (8). O candidato pode optar por até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

>> MEC disponibiliza aplicativo do Sisu para acompanhamento de nota

O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas para Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Veja o calendário:

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

Continua após a publicidade
Publicidade