Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Sisu 2022/2: inscrições começam nesta terça-feira (27)

Para pleitear as vagas em universidades públicas, é necessário ter realizado o Enem 2021 e ter tirado nota maior que zero na redação

Por Juliana Morales 27 jun 2022, 18h18

Nesta terça-feira (15), começam as inscrições para a segunda edição de 2022 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos terão até as 23h59 do dia 1 de julho para se inscreverem no programa, que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país.

Para pleitear as vagas, é necessário ter realizado o Enem 2021 e ter tirado nota maior que zero na redação. Algumas universidades exigem ainda uma média mínima nas outras provas. Quem fez o exame na condição de treineiro também não pode concorrer.

A inscrição é online e deve ser feita no site oficial do Sisu. Para realizar o login, o estudante deve entrar com CPF e mesma senha utilizada no Enem. Caso o candidato não se lembre da senha, é possível recuperá-la por e-mail ou celular. O sistema vai computar  automaticamente as notas do estudante na última edição do Enem. Depois, basta escolher duas opções de curso, por ordem de prioridade. Não é obrigatório preencher a segunda opção.

Como funciona o período de inscrições

Durante os dias de inscrições, os candidatos podem modificar suas opções quantas vezes quiserem. O sistema irá considerar a última opção preenchida. Além disso, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Ela é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção, sendo apenas uma referência. Somente ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.

Neste link você pode conferir mais informações sobre o que é e como funciona o Sisu.  

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade