Começa nesta quarta-feira (13) o prazo para matrícula dos convocados na chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos devem conferir, junto à universidade onde foram aprovados, o local e horário para registro e entrega dos documentos. O período de matrículas vai até a próxima segunda-feira (18).
Os convocados também devem estar atentos à documentação exigida por cada instituição de ensino. No geral, as universidades costumam solicitar documento de identidade, histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, fotos 3×4 e outros comprovantes.
Clique aqui e confira os principais documentos solicitados pelas universidades que fazem parte do Sisu.
Lista de espera
Até a próxima segunda-feira (18) também está aberto o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu. O recurso é válido para o candidato que não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso. Vale lembrar que os aprovados na segunda opção não poderão concorrer na lista de espera da primeira.
Para pleitar as vagas da lista, é preciso acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde ao interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação. Não esqueça de verificar se o pedido foi mesmo confirmado.
Neste outro texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica detalhadamente como funciona a lista de espera do Sisu.
Sisu
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.
Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.