Sisu já contabiliza 1,5 milhão de inscrições
Até o momento, MEC registrou 1,5 milhão de inscrições no Sistema de Seleção Unificada; candidatos podem se inscrever até amanhã (20/01)
Apesar das dificuldades que centenas de estudantes estão enfrentando para conseguir realizar as inscrições no site do Sistema de Seleção Integrada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) informou que, até o começo da noite de hoje, o sistema havia recebido 1,5 milhão inscrições. De acordo com o MEC, o número se refere a 807 mil candidatos, superando os 793 mil inscritos na edição do primeiro semestre de 2010.
O número de inscrições é menor do que número de candidatos inscritos, porque de acordo com as regras do Sisu cada estudante pode escolher e se registrar em até duas opções de cursos e/ou instituições. Ou seja, se uma pessoa escolhe dois cursos, são registradas duas inscrições.
Desde a abertura das inscrições ao Sisu, no último domingo (16/01), estudantes têm reclamado da dificuldade em acessar o site do sistema. Na segunda-feira (17/01), alguns candidatos chegaram a relatar que digitavam os seus códigos no sistema, mas acabavam acessando dados como nota e carreira escolhida de outros candidatos, o que pode ser caracterizado como vazamento de informação.
Para tentar solucionar os problemas, na noite de segunda-feira o MEC chegou a tirar do ar, por 30 minutos, o site do Sisu. A medida não parece ter funcionado, pois, em nota, o ministério admitiu que a falha voltou a ocorrer nesta terça-feira (18/01), mas frisou que as informações eram visíveis, embora não pudessem ser manipuladas ou alteradas.
Inscrições no Sisu
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos – um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
– Entenda como funciona o Sisu passo a passo
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
O bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFAbc) foi o mais procurado pelos estudantes até o meio dia de hoje, com 13.754 inscrições para 1,5 mil vagas disponíveis. O segundo curso com maior procura é o de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), com 11.616 candidatos disputando 300 vagas.
A oferta de vagas esse ano no Sisu do primeiro semestre chegou a 83.125 distribuídas entre 83 instituições de ensino superior do Brasil. Confira a relação dos cursos mais procurados do Sisu.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem