Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Sisutec registra mais de 100 mil candidatos inscritos no primeiro dia

Resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de agosto

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 7 ago 2013, 14h54

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), novo programa do governo federal que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher vagas em cursos técnicos, já contabilizou 100.204 candidatos até as 19h45 desta terça-feira (6), primeiro dia de inscrição (que deve ser feita apenas na internet). Como cada candidato pode fazer duas opções, o sistema recebeu 184.189 inscrições.

>> Faça sua inscrição no Sisutec

A seleção será feita com base na nota do estudante no Enem de 2012. Estão sendo oferecidas 239.792 vagas em 117 cursos com duração de 800 a 1,2 mil horas em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Só participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.

Tipos de cursos

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de Técnico em Informática (23 mil), Técnico em Enfermagem (14 mil), Técnico em Logística (13 mil), Técnico em Segurança do Trabalho (13 mil) e Técnico em Redes de Computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).

Continua após a publicidade

Estudantes de rede pública

Os candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral terão prioridade na ocupação de 85% das vagas oferecidas na seleção, todas gratuitas.

Resultado

Serão duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 14 de agosto, com matrícula nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade