Maior floresta tropical do mundo, compartilhada por oito países – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname – e a Guiana Francesa (território da França), a Floresta Amazônica enfrenta o dilema entre preservação e desenvolvimento.
Ela recebe atenção especial, tanto no Brasil quanto no exterior, por ser considerada peça importante para o equilíbrio climatológico do planeta – além de ser um rico manancial de fauna e flora, do qual se estima que apenas 10% das formas de vida estejam catalogadas.
Mas vários desses ecossistemas amazônicos são ameaçados por ações humanas como o desmatamento, o garimpo, a agropecuária e a construção de usinas hidrelétricas. Atualmente, cerca de 20% da vegetação original da Amazônia brasileira foi devastada.
Seus 34 milhões de habitantes também penam para se livrar da pobreza: em cinco países, a população amazônica abaixo da linha da pobreza ultrapassa os 50%.
Explicando esses e outros dados, o site do Almanaque Abril lançou nesta semana um infográfico interativo com um panorama das principais características físicas, humanas e sociais da região dominada pela floresta. Acesse-o aqui.