Começa amanhã (15) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional, através do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que participarem do programa poderão concorrer a uma das 26 mil vagas oferecidas. As inscrições poderão ser feita no novo site do Sisu.
– Confira o edital de inscrições do Sisu
– Entenda o Sisu passo a passo
Neste processo do Sisu, o Sudeste é a região que concentra as maiores vagas, 9.784, seguido de pelo Nordeste, 9.451, Sul, 5.181, Centro-Oeste, 1.168, e Norte, 752. Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições participantes, dez no total. A lista completa pode ser acessada no site do MEC.
Participam desta edição 19 universidades federais, quatro universidades estaduais, 23 institutos federais e dois centros federais de Educação Profissional. Os estudantes poderão acessar começa a se inscrever a partir das 6h de amanhã até as 23h59 do dia 19. Os interessados não podem ter tirado zero na prova de redação do Enem para se inscrever no programa.
No ato da inscrição, o candidato poderá escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se entender que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
O processo seletivo terá duas chamadas, a primeira em 22 de junho, com matrícula entre 27 e 29 de junho, e a segunda em 2 de julho, com matrícula entre 5 e 7 de julho. Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas principais poderão participar de uma lista de espera. Para tanto, deverão manifestar interesse, apenas para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga, entre 2 e 7 de julho.
A lista será usada pelas instituições que não preencherem as vagas dos cursos disponíveis. Os procedimentos de chamadas serão definidos em editais pelas próprias universidades.
Atenção! As instituições podem convocar os candidatos da lista de espera para manifestação de interesse presencial, em número superior ao número de vagas disponíveis.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem