Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Tabela Periódica ganha mais dois elementos

Eles são feitos em laboratório, radioativos e muito pesados

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h31 - Publicado em 9 jun 2011, 15h21

Ununquádio e Ununhéxio. Esses são os novos elementos químicos, reconhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap), que passaram a fazer parte da Tabela Periódica.

– Estude química com a Tabela Periódica do Guia do Estudante

– Tabela periódica terá mudanças em 2011

Os dois elementos, com número atômico 114 e 116, não existem na natureza, foram criados em laboratório, são radioativos, muito pesados e instáveis, dividindo-se em outros elementos em frações de segundo.

A descoberta foi creditada aos cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e Lawrence Livermore, nos EUA, que poderão sugerir os nomes dos novos elementos. Os pesquisadores criaram os elementos a partir de uma colisão de dois átomos produzida em um acelerador, eles "existiram" por menos de um segundo antes de se separarem.

Continua após a publicidade

Mesmo fazendo parte da Tabela, os elementos não devem trazer nenhum tipo de impacto para a sociedade, ou seja, estudantes, não se preocupem, o Ununquádio e Ununhéxio não vão cair no vestibular.

Tabela do GE já mostrava os novos elementos
No começo de maio, o Guia do Estudante publicou uma Tabela Periódica que já mostrava os novos elementos reconhecidos pelas instituições internacionais de química e física.

A Tabela também apresenta os elementos de número 113, 115, 117 e 118. Apesar de pesquisas alegarem a existência desses elementos, eles ainda não foram aprovados pelo grupo de estudos da Iupac e da Iupap.

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade