Tema da redação da Fuvest 2025 aborda relações sociais por meio da solidariedade
Com um tema filosófico e textos de apoio diversificados, a Fuvest desafiou os candidatos a refletirem a problemática de maneira crítica
A segunda fase da Fuvest 2025 começou neste domingo (15), e neste primeiro dia, além das questões comuns a todos, os candidatos escreveram uma redação sobre o tema “Relações sociais por meio da solidariedade”. A proposta, divulgada por Gustavo Monaco, diretor executivo da fundação, em vídeo enviado à imprensa, veio acompanhada de uma coletânea motivacional, com materiais que poderiam ser usados para embasar a argumentação dos vestibulandos.
Os candidatos deveriam escrever uma redação no gênero dissertação-argumentativo, de no mínimo 20 linhas, com um título. Nesta edição, entre os textos de apoio, três fragmentos literários, de seis textos no total: um de “Quincas Borba”, de Machado de Assis, outro de “Água Funda”, de Ruth Guimarães – ambos obras obrigatórias da lista –, e, por fim, um de “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves.
Segundo o diretor da Fuvest, os textos de referência incentivavam os candidatos a desenvolverem uma reflexão crítica sobre as relações sociais permeadas pela solidariedade. “Esses três textos traziam abordagens distintas das relações sociais e, portanto, facetas diferentes que poderiam ser utilizadas pelos estudantes”, destaca Monaco.
Além dos fragmentos literários, os candidatos encontraram um trecho da música “O Tempo Não Para”, de Cazuza (“Dias sim, dias não, eu vou sobrevivendo sem um arranhão da caridade de quem me detesta“) um excerto do livro “Fraternidade: para Resistir à Crueldade do Mundo”, de Edgar Morin, e ainda um segmento da declaração dos líderes do G20, anunciada em novembro deste ano, durante reunião no Rio de Janeiro.
O que dizem os professores
Para Mateus Leme, professor de redação do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, o tema reflete a tradição da Fuvest em propor questões filosóficas e psicológicas que pedem uma reflexão sobre o comportamento humano e o mundo contemporâneo. “A ausência da palavra ‘Brasil’ no enunciado permite que o aluno discuta fenômenos globais, enquanto outros vestibulares costumam limitar o foco à realidade brasileira”, pontua. Segundo o professor, essa ausência exige que os candidatos pensem para além do contexto nacional – o que, de certa forma, pode ser um desafio para quem está mais habituado a discutir legislação ou cultura brasileiras.
Sérgio Paganim, professor de redação do Curso Anglo, acrescenta que o tema equilibra dimensões sociais e abstratas, “tratando das relações entre indivíduos, mas também de como essas relações podem ser mediadas – ou não – pela solidariedade, fraternidade ou caridade”.
Sobre os textos motivadores, ambos destacam a amplitude e diversidade da coletânea, composta por fragmentos literários, filosóficos e poéticos. Paganim ressalta que a banca manteve sua tradição ao incluir trechos da lista de leituras obrigatórias, sob diferentes perspectivas. “Esses materiais apresentaram variadas faces das relações sociais, permitindo reflexões críticas e abrangentes”, comenta.
Outro ponto destacado foi a ausência de uma proposta de intervenção, característica que diferencia a Fuvest da redação de outros vestibulares, principalmente, a do Enem. “A Fuvest não espera que o aluno sugira soluções para os problemas apresentados”, explica Leme. Paganim complementa dizendo que a forma afirmativa do tema amplia as possibilidades de análise.
“O candidato poderia defender que as relações sociais são mediadas pela solidariedade, ou adotar uma visão oposta, argumentando que elas são marcadas pelo individualismo e pela anomia”, explica. “Também é possível explorar o equilíbrio, apontando que a solidariedade surge em momentos específicos, como em crises humanitárias, a exemplo das tragédias do sul do Brasil em 2024.”
Segundo os professores, a amplitude e profundidade do tema exigiram dos candidatos um olhar crítico e uma argumentação bem fundamentada.
Veja todos os temas que já foram cobrados
Fuvest 2024: Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão
Fuvest 2023: Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
Fuvest 2022: As diferentes faces do riso
Fuvest 2021: O mundo contemporâneo está fora da ordem?
Fuvest 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo
Fuvest 2019: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
Fuvest 2018: Devem existir limites para a arte?
Fuvest 2017: O homem saiu de sua menoridade?
Fuvest 2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
Fuvest 2015: “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
Fuvest 2014: Envelhecimento populacional
Fuvest 2013: Consumismo
Fuvest 2012: Participação política: indispensável ou superada?
Fuvest 2011: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?
Fuvest 2010: Imagens e símbolos
Fuvest 2009: Fronteiras
Fuvest 2008: Tecnologia e acesso à informação
Fuvest 2007: Amizade
Fuvest 2006: Trabalho
Fuvest 2005: A descatracalização da vida
Fuvest 2004: Concepções do tempo
Fuvest 2003: Autoestima entre os brasileiros
Fuvest 2002: Como você avalia os responsáveis por sua formação?
Fuvest 2001: Crescimento do neonazismo e do neofascismo
Fuvest 2000: Uso de estrangeirismos
Fuvest 1999: Como você avalia a jovem geração brasileira que constitui a maioria dos que chegam agora ao vestibular?
Fuvest 1998: Convívio social
Fuvest 1997: Escrita
Fuvest 1996: Mito e razão
Fuvest 1995: Cultura de massa
Fuvest 1994: O impacto dos meios de comunicação
Fuvest 1993: Regras sociais
Fuvest 1992: Acesso ao Ensino Superior
Fuvest 1991: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”
Fuvest 1990: Ter opiniões
Fuvest 1989: Relacionar o contexto nacional com a frase “tudo vale a pena se a alma não é pequena”
Fuvest 1988: Tudo é relativo? A realidade é uma ilusão?
Fuvest 1987: Fraternidade humana
Fuvest 1986: Trabalho, renda e felicidade
Fuvest 1985: Necessidade da existência do número clausus para o ingresso nas universidades públicas brasileiras
Fuvest 1984: Relógios
Fuvest 1983: Escrever uma história cujo final fosse o anúncio: “vende-se uma motoca”
Fuvest 1982: Contar uma história sobre um convite para uma festa de pessoas desconhecidas
Fuvest 1981: Analisar a frase “o menino é o pai do homem” e narrar um fato da infância significativo para a formação do candidato
Fuvest 1980: Concluir o fragmento de um livro com um final trágico e um cômico
Fuvest 1979: Indisponível para consulta
Fuvest 1978: Refletir sobre um acontecimento hipotético proposto pela banca
Fuvest 1977: Indisponível para consulta
Calendário Fuvest 2025
Aplicação da 1ª fase: 17 de novembro;
Divulgação da lista de convocados para a 2ª fase: 2 de dezembro;
Aplicação da 2ª fase: 15 e 16 de dezembro;
Provas de habilidades específicas: 10 a 14 e 18 a 20 de dezembro;
Divulgação da lista de aprovados: 24 de janeiro de 2025.
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