Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT
Candidatos poderiam optar entre um depoimento pessoal ou uma nota de esclarecimento
A Comvest, comissão responsável pelo vestibular da Unicamp 2026, acaba de divulgar os dois temas de redação desta edição da prova. Os candidatos poderiam optar por escrever um depoimento pessoal sobre “a ‘machosfera’ e o discurso de ódio contra as mulheres” ou uma nota de esclarecimento sobre “a importância histórica da CLT”.
De acordo com Sérgio Paganim, professor e coordenador de Redação do Curso Anglo, ambos os temas confirmam “uma perspectiva que a Unicamp tem adotado nas suas provas de redação e até mesmo nas questões que é de capturar os grandes temas polêmicos do ano, as grandes questões sociais”.
Neste sentido, a proposta de depoimento sobre a “machosfera” era, segundo ele, esperada em função do destaque da série Adolescência no início do ano. Já a CLT, ao longo de 2025, ficou no centro de inúmeras discussões – seja por causa da escala 6×1, ou pelo desdém às leis trabalhistas que ganhou espaço nas redes sociais. A primeira fase da Fuvest 2026, por sinal, também abordou a desvalorização da CLT.
Vinicius Beltrão, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação, também pontua que o tema dos discursos de ódio contra mulheres tem relevância não apenas nacional, mas global. “É interessante que este tema apareceu também em outros momentos. Em 2025, a Unicamp trouxe uma proposta sobre desigualdade de gênero na política e, em 2024, o direito das empregadas domésticas. Pela terceira vez, percebemos a Unicamp trazendo as mulheres para a roda de discussão”.
Quanto aos gêneros, Paganim, do Anglo, destaca que os dois cobrados são bastante acessíveis e frequentes.
“Um depoimento pessoal é uma narrativa, e a banca fornece as instruções necessárias para que o candidato possa escrever uma história que atenda às expectativas”, explica Fernando Andrade, professor de redação do Estratégia Vestibulares.
“No caso da nota de esclarecimento, o tom e o estilo do texto evidenciam o gênero. A estrutura é atendida na medida em que o candidato segue as instruções da banca, apresentando a finalidade diante de parte da sociedade, com a finalidade de esclarecer algo que deve ser de utilidade pública”, afirma.
+ Veja os cursos mais concorridos da Unicamp 2026
A redação na Unicamp
Diferente de provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a redação na Unicamp não possui um gênero específico como dissertativo-argumentativo. Ao longo dos anos, a Comvest cobrou diferentes gêneros discursivos, desde a escrita de uma carta até um roteiro de podcast. Os candidatos recebem duas propostas de redação, mas devem produzir apenas uma.
A redação da Unicamp avalia habilidades de leitura e escrita. Isso quer dizer que a universidade pretende selecionar alunos que tenham repertório de leitura. Não apenas que dominam os conteúdos lidos, mas que também sejam capazes de reconhecer e distinguir gêneros textuais. Além disso, a Unicamp pensa em propostas e tipos de texto em que o candidato consiga relacionar de uma forma mais próxima de seu cotidiano.
Cronograma Unicamp 2026
Inscrições: 1 de agosto a 1 de setembroProvas de competências específicas (música): 15 a 30 de setembro (virtualmente)- 1ª Fase: 26 de outubro
- 2ª Fase: 30 de novembro e e 1º de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 3 e 5 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito extraoficial do Enem 2025 no Pará: veja onde acessar
Os romanos recebiam em sal? A curiosa origem da palavra “salário”
Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT
Qual o plural de mal-estar?
Tema de redação do Enem 2025 no Pará é “a valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”





