Assine com até 65% de desconto

UFMG anuncia mudanças no sistema de cotas; veja as notícias

Confira as notícias da UFJF, UEPA e UFMG desta quarta-feira (27)

Por Da redação Atualizado em 29 set 2017, 19h36 - Publicado em 27 set 2017, 18h18

UFMG comunica novas medidas para o sistema de cotas

Na última segunda-feira (25), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que vai adotar, a partir de 2018, mudanças para acompanhamento da política de ações afirmativas.

Em nota, a reitoria disse que umas das medidas é a exigência, no momento do registro acadêmico, do preenchimento de autodeclaração consubstanciada pelos estudantes ingressantes na modalidade de vaga para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Nessa autodeclaração, o ingressante precisará indicar os elementos que o fazem reconhecer-se pardo, preto ou indígena. “Isso visa a incentivar a reflexão crítica sobre o pertencimento étnico e as políticas de inclusão para o ensino superior”, explica a UFMG.

Além disso, uma Comissão Permanente para Acompanhamento da Política de Inclusão e de Ações Afirmativas será instalada.

A instituição optou pelas mudanças depois de receber uma denúncia, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, no último domingo (24), de que alunos brancos estão ingressando no curso de Medicina da UFMG pelo sistema de cotas.

 

Resultado da solicitação de isenção para o Pism 2018 da UFJF está disponível

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o resultado da solicitação de isenção para seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018.

Candidatos que solicitaram a isenção do Vestibular para Música 2018 da UFJF também já conseguem verificar o resultado neste link.

Os estudantes que tiveram a solicitação de isenção indeferida devem, no mesmo site do cadastramento da inscrição, gerar a GRU e pagar a taxa de inscrição para que a inscrição seja efetivada.

As inscrições para os módulos I, II e II do Pism ainda estão abertas e podem ser feitas até 29 de setembro, somente através do site da Comissão de Processos Seletivos (Copese).

Continua após a publicidade

Os exames dos três módulos acontecem nos dias 9 e 10 de dezembro, das 13h às 17h30. Os locais de prova estarão disponíveis no comprovante de inscrição a partir do dia 21 de novembro.

Outros dados estão contidos no edital deste vestibular ou neste site.

 

Uepa divulga cronograma do Prosel 2018

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) publicou na última terça-feira (26) o edital do seu Processo Seletivo (Prosel) 2018.

As incrições para o vestibular começam em 19 de outubro e encerram em 16 de novembro. Podem participar candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio em 2017 e farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Servidores da UEPA e seus dependentes e Pessoas com Deficiência podem fazer a solicitação de isenção da taxa, que é de R$ 60, de 28 de setembro a 6 de outubro. Já, para aqueles com hipossuficiência econômica, o período é de 19 a 26 de outubro.

A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nas notas obtidas no Enem 2017. Somente os inscritos ao curso de Música farão um Exame Habilitatório, nos dias 10 e 17 de dezembro.

O processo seletivo está ofertando 3.700 vagas em cursos de graduação de 16 municípios.

Ainda não foi divulgada a data do resultado final do processo.

Mais informações neste link.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade