Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

UFPA divulga resultado dos pedidos de isenção para vestibular 2013

Estudantes de comunidades quilombolas podem se inscrever em vestibular especial

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 5 out 2012, 13h34

A Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou hoje, 5 de outubro, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2013. Os estudantes tiveram entre 19 e 26 de setembro para enviar seus pedidos.

Puderam requerer o benefício os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, era preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O exame será utilizado como primeira fase do processo seletivo. Consulte o Edital para saber mais sobre o processo de isenção.

As inscrições para o processo seletivo 2013 seguem abertas até a próxima quarta-feira, 10 de outubro. O valor da taxa é de R$ 50. São oferecidas 7.548 vagas em 179 opções de cursos, sendo 4.128 vagas para Belém e 3.420 para o interior do Pará.

Em 18 de novembro acontece O Exame de Habilidades Específicas (EHE) para candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro será em 18 de novembro. Os classificados serão divulgados no dia 22 seguinte. O Cartão de Inscrição com os locais de prova da segunda fase será divulgado em 26 de novembro, e os testes acontecem em 9 de dezembro.

Continua após a publicidade

Quilombolas

Na última quarta-feira (3), a UFPA abriu inscrições para o vestibular voltado exclusivamente a estudantes quilombolas. O prazo se encerra em 26 de outubro. São oferecidas 358 vagas em 179 cursos de graduação. Os aprovados precisarão comprovar que pertencem a uma comunidade quilombola apresentando um documento emitido pela associação do quilombo de sua região

A primeira etapa deste processo seletivo será em 11 de novembro e será composta de uma redação e questões de conhecimentos gerais envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura. A segunda etapa é uma entrevista pessoal com os candidatos.

Este ano a UFPA oferece, ao todo, 8.569 vagas. Sendo que 895 se destinam aos quilombolas, indígenas e portadores de deficiência e 126 aos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo, ofertados apenas para cotistas. Das demais 7.548, metade, ou seja, 3.774 são para estudantes da rede pública nas cotas escola, cor e renda. Saiba mais sobre os processos seletivos no site da UFPA.

LEIA MAIS

– Notícias de Vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade