A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre, a partir das 18h desta terça-feira (20), as inscrições para o vestibular 2013. É o primeiro ano em que a universidade adere ao sistema de cotas. São oferecidas, no total, 6.501 vagas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para estudantes de escola pública. O período de inscrição termina em 3 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 100, exceto para o curso de Música (R$ 110).
– Faça sua inscrição no vestibular 2013 da UFPE
– UFPE adia provas da segunda fase do vestibular 2013 para se adequar às cotas
– Redação do Enem continuará valendo para vestibular da UFPE
Isenção de taxa
O período para solicitação da isenção da taxa vai de 20 a 23 de novembro.
Provas
A UFPE utilizará como primeira etapa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado em 3 e 4 de novembro. A segunda fase, aplicada pela própria faculdade, será aplicada em 13 e 14 de janeiro.
Como funcionarão as cotas
Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita.
Em cada um dos grupos divididos de acordo com a renda, 62,4% das vagas foram selecionadas para pretos, pardos e indígenas, o que corresponde ao somatório do percentual de pessoas de cada contingente dos beneficiados no Estado de Pernambuco, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Veja o quadro de vagas, com a quantidade destinada à livre concorrência e às cotas, detalhado por grupo, curso, entrada e turno.
Para outras informações, acesse o site da UFPE.
LEIA MAIS
– Notícia de vestibular e Enem