Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

UFPR suspende matrícula de aprovados no curso de Jornalismo

Curso foi suspenso pelo MEC; matrícula dos calouros estava prevista para hoje (28)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 28 jan 2014, 14h38

A Universidade Federal do Paraná informou que não vai realizar a matrícula dos 25 candidatos aprovados no curso de Comunicação Social – Jornalismo. A matrícula estava prevista para a manhã dessa terça-feira (28), mas teve que ser cancelada devido à suspensão do ingresso de novos alunos pelo Ministério da Educação (MEC).

A UFPR informou que realizou, nesta segunda-feira (27), uma reunião com o secretário Jorge Rodrigo Araújo Messias, da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), onde uma série de argumentos em favor da manutenção do curso foi apresentada. Um documento oficial com a descrição detalhada dos argumentos expostos deve ser encaminhado ainda nesta terça-deira (28).

Um parecer definitivo sobre a situação do curso deve sair até o dia 10 de fevereiro. A universidade pede aos calouros que aguardem mais 15 dias por uma possível convocação para matrículas, caso a suspensão seja revogada. Segundo a instituição, todos os candidatos aprovados no curso de jornalismo estão sendo comunicados individualmente da situação.

Suspensão do curso

No último mês, o ministro da educação, Aloízio Mercadante, anunciou a suspensão de ingresso de novos alunos em 270 cursos superiores no país. A medida entrou em vigor já para os processos setivos de 2014/1. De acorco com o ministro, a decisão teve como base os indicadores de qualidade de ensino superior (Conceito Preliminar de Curso e Índice Geral de Cursos) referentes ao ano de 2012. Cursos que tiveram conceito 1 ou 2, em um máximo de 5, foram considerados insatisfatórios e sofreram sanções do MEC. Os cursos que apresentaram tendência positiva na melhora das métricas poderão reabrir em 2015, desde que apresentem um plano de melhorias aprovado pelo Ministério.

LEIA MAIS:

Notícias do Enem e vestibular

Continua após a publicidade
Publicidade