Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

UFRGS 2017 pede redação sobre estilo; veja gabarito de domingo

Lista de aprovados será publicada até o dia 21 de janeiro

Por da redação 9 jan 2017, 14h56
Prova
iStock/iStock

O gabarito oficial do primeiro dia de provas do vestibular 2017 da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) já pode ser conferido no site da instituição. No domingo (9), os 33 mil candidatos fizeram uma prova de múltipla escolha de Física, Literatura e Língua Estrangeira, com 25 questões para cada uma (totalizando 75).

– Veja o gabarito aqui

O índice de abstenção registrado foi de 16,47%, com 5.512 ausentes. Na edição de 2016, o primeiro dia de provas teve abstenção mais elevada, de 20,16%. 

Nesta segunda-feira (9), é a vez da prova de Língua Portuguesa, com 25 questões, e Redação. Na terça, serão aplicadas as provas de Biologia, Química e Geografia; na quarta-feira (11), as questões serão de História e Matemática.

A prova está sendo realizada nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Tramandaí e Porto Alegre. 

Continua após a publicidade

Redação

A prova de redação desta segunda usou citações do escritor moçambicano Mia Couto e da cantora brasileira Eis Regina para abordar a questão da imitação e produção de um estilo próprio. A proposta também trouxe uma reflexão do filósofo francês Robert Dufour, para o qual “estilo no mundo atual é não ter estilo”. Os candidatos tiveram, então, de dissertar sobre o que é ter um estilo. A redação equivale a 50% da prova de Língua Portuguesa e é avaliada por dois examinadores diferentes.

Baixe a proposta de redação deste ano.

Resultado

A lista de aprovados será publicada até o dia 21 de janeiro. 

A UFRGS oferece 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. Outras 1.654 vagas destinam-se ao ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, os cursos mais concorridos são Medicina, com 74,26 candidatos por vaga, Psicologia Diurno, com 28,82 e Fisioterapia, com 26,43.

 

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade