UFRJ usará pesos diferentes nas provas do Enem para acesso à graduação
Entenda como a Federal do Rio de Janeiro usará as notas do exame
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) especificou, no edital do processo seletivo 2012, como usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para a seleção de estudantes aos cursos de graduação da instituição. Desde que as universidades federais adoraram o Enem como processo seletivo, elas têm autonomia para decidirem como usarão as notas do exame.
– Entenda como 167 faculdades públicas vão utilizar o Enem 2011
De acordo com o edital do vestibular da UFRJ, a prova de redação terá peso para todos os candidatos, mas estes deverão tirar uma nota mínima de 300 para não serem eliminados. As notas das outras provas – Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natura e Linguagens e Códigos – terão os pesos conforme o curso escolhido. Por exemplo, a prova de Matemática terá peso 4 para cursos como Ciências da Computação, Ciências Atuariais, Engenharias, Estatística, Matemática.
Para os cursos de Engenharia, por exemplo, as notas das provas de Matemática e de Ciências da Natureza terão peso 4. Já os exames de Ciências Humanas e Linguagens terão peso 2 em cursos das áreas de humanas. O candidato que zerar alguma das provas estará eliminado.
UFRJ e o Enem
A universidade decidiu este ano adotar a nota do Enem como o processo seletivo da instituição. Desta forma, o candidato que quiser concorrer a uma vaga na UFRJ deverá prestar o exame e, posteriormente, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário. Além de optar pelo uso do Enem e do Sisu, o Conselho também aprovou que 30% das vagas serão destinadas para alunos de escolas públicas, com renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo (R$ 545).
Desde 2009, a UFRJ utiliza o Enem como substituição da primeira fase de seu vestibular. Em 2010, a instituição passou a oferecer parte de suas vagas para preenchimento do Sisu. Das 9.060 vagas oferecidas, 40% foram preenchidas pelo Sisu.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem