Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Última prova da Fuvest 2011 diferencia os candidatos, afirma coordenadora de cursinho

Professores dizem que prova cumpriu o papel de ser classificatória, mas consideram que novo formato não avalia tão bem

Por por Mariana Nadai
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 12 jan 2011, 12h07

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, realizou ontem (11/01) o último dia do processo seletivo 2011. De acordo com a instituição, dos 38.151 convocados para a segunda fase, 9,09%, ou 3.467candidatos, não compareceram para realizar a prova, provocando a maior abstenção dos últimos 11 anos.

– Confira a correção completa da segunda fase da Fuvest 2011

Apesar do alto número de faltas, o vestibular da Fuvest ainda é visto como um dos melhores do Brasil. Pelo menos, essa é a opinião do professor Nicolau Marmo, coordenador geral do cursinho Anglo, de São Paulo. "Todas as questões foram de boa qualidade, como de praxe a prova foi bem-feita. Na primeira fase as questões estavam mais difíceis, mas para essa etapa o nível das alternativas me pareceu bem adequado para os candidatos, acho que eles saíram contentes da prova", diz o coordenador.

– Veja a prova de português/redação, de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos da Fuvest 2011

Essa é a mesma opinião da professora Vera Lúcia da Costa, coordenadora pedagógica do cursinho Objetivo, também de São Paulo. "Todas as matérias desta última prova da Fuvest tinham um nível excelente. Na minha opinião, a prova estava dentro do esperado para o programa do ensino médio, que é o cobrado nos vestibulares em geral. Uma pessoa bem preparada conseguiu fazer bem o vestibular", afirma Vera Lúcia.

Para a professora, mais do que bem-feita, a prova cumpriu o seu papel, o de classificar os candidatos. "A prova de segunda-feira (10/01) ajudou a eliminar os candidatos. Já o exame de ontem podemos considerar como sendo classificatório, realmente ajudou a diferenciar os estudantes", comenta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Prova ainda é passível de críticas Apesar de muito elogiada, a prova da Fuvest também recebeu críticas dos professores. Para Nicolau Marmo, o exame apresenta poucas questões específicas. "Minha maior crítica é quanto ao número de questões na prova específica. Um candidato de Medicina, por exemplo, acaba fazendo apenas quatro questões de biologia, o que é muito pouco. Acho que assim o candidato não é avaliado direito nas matérias que ele mais precisa saber", afirma o professor.

Marmo é adepto do modelo antigo do vestibular, que vigorou até 2009, quando os estudantes faziam apenas as disciplinas relacionadas ao curso pretendido – hoje a prova, além das questões específicas, cobra também questões de conhecimento geral. "Acho importante que a Fuvest repense esse formato do vestibular e volte a usar o modelo antigo. Apesar de ter um dia a mais de prova, o vestibular antigo, na minha opinião, avaliava melhor o candidato", diz.

A professor Vera Lúcia não é tão radical, mas concorda que o vestibular da Fuvest tem seus problemas. "Na minha opinião a Fuvest precisa rever a sua prova, por conta da extensão do programa do ensino médio, que é cobrado nos exames. A instituição acaba fazendo uma seleção de temas nas matérias e isso acaba desestimulando o aluno. O estudante tenta aprender tudo, mas se a prova deixa de cobrar determinado tema, principalmente o que ele mais estudou, acaba gerando um desânimo", avalia a professora.

LEIA TAMBÉM – Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Última prova da Fuvest 2011 diferencia os candidatos, afirma coordenadora de cursinho
Universidades
Última prova da Fuvest 2011 diferencia os candidatos, afirma coordenadora de cursinho
Professores dizem que prova cumpriu o papel de ser classificatória, mas consideram que novo formato não avalia tão bem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.