Clique e assine GE Play por R$16,90

Último dia de inscrições no processo Enem-Unicamp 2020

Essa forma de ingresso é exclusiva para estudantes oriundos de escolas públicas

Por Taís Ilhéu - Atualizado em 21 nov 2019, 13h45 - Publicado em 21 nov 2019, 12h49

Hoje (21) é o último dia de inscrições no processo seletivo Enem-Unicamp. Por meio dele, os candidatos conseguem ingressar na universidade exclusivamente pela nota do Enem, sem precisar passar pelo vestibular tradicional. Este ano, serão ofertadas 639 vagas nesta modalidade. A inscrição deve ser feita no site da Comvest. 

Quem já se inscreveu no vestibular convencional também pode concorrer às vagas no Enem-Unicamp e nas outras modalidades, como o  Vestibular Indígena e o processo para medalhistas, contanto que cumpra os pré-requisitos destes. Os inscritos no vestibular, inclusive, pagam uma taxa menor no Enem-Unicamp, de R$ 15 — e os isentos também estarão isentos nessa modalidade. 

A Comvest informou que caso o candidato seja aprovado na mesma chamada e para o mesmo curso na modalidade Enem-Unicamp e no vestibular, a vaga a ser preenchida será a deste último. Já se os cursos escolhidos em cada um dos processos forem diferentes, o candidato terá que optar por um deles no momento da matrícula. 

Distribuição das vagas

A Unicamp-Enem é uma modalidade especialmente voltada para alunos oriundos de escolas públicas ou autodeclarados pretos e pardos. Segundo a comissão organizadora, as 639 vagas do processo serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 50% de cada curso ao segmento EP (escola pública);
  • 25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarados pretos e pardos);
  • 25% de cada curso ao segmento EP+PP (escola pública + autodeclarados pretos e pardos)

A Unicamp lembra que para ter acesso às vagas para pretos e pardos o candidato deve apresentar fenótipos que o caracterizem como negro. No ato da matrícula também é necessário assinar uma declaração assumindo estar ciente disso. 

As chamadas da Unicamp-Enem acontecerão nas mesmas datas do vestibular convencional. Outras informações como edital, relação de vagas oferecidas e os modelos de declaração podem ser encontradas no site da Comvest.

Continua após a publicidade
Publicidade