logo-ge

UnB volta às aulas com semana de recepção (e com R$ 48 milhões bloqueados)

Mesmo diante da crise, a universidade programou uma semana com atividades e palestras para os calouros

A Universidade de Brasília (UnB) inicia as aulas do segundo semestre esta semana e preparou uma semana de atividades para recepcionar os ingressantes do meio de ano. Intitulado #InspiraUnB, o projeto pensado para a recepção incluirá palestras na quarta (14) e na quinta-feira (15) durante os turnos matutino e noturno.

As atividades ocorrerão no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte e contarão com palestras para refletir sobre a vivência universitária e o poder da educação. Uma das palestrantes será Duilia de Mello, pesquisadora da Nasa (Agência Aeroespacial Americana) e vice-reitora da Universidade Católica de Washington. Toda a programação e orientação para os calouros pode ser conferida no site Boas-vindas UnB. 

Incertezas

Apesar da recepção inspiradora, os alunos da UnB entram na universidade com um clima de incerteza. Noo final de abril, o ministro da educação Abraham Weintraub anunciou que cortaria 30% da verba discricionária de três grandes federais: A Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo, Weintraub afirmou que o corte seria em função da “balbúrdia” promovida nessas universidades e ao baixo desempenho acadêmico delas. A UnB rebateu que subiu do 19º para o 16º lugar em 2018 no ranking anual publicado pela Times Higher Education (um dos mais renomados rankings mundiais) e que mantém a nota máxima, cinco, no Índice Geral dos Cursos (IGC), avaliação do MEC.

Dias depois, o Ministério da Educação informou que o bloqueio de verbas atingiria, na verdade, todas as universidades e institutos federais do país. Atualmente, a UnB está com R$ 48 milhões da sua verba discricionária contingenciada e despesas como pagamento de energia elétrica, transporte nos campi e vigilância são algumas das mais comprometidas.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. It’s in point of fact a great and useful piece of information.
    I’m satisfied that you just shared this useful information with us.
    Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

    Curtir

  2. Greetings! Quick question that’s totally off topic.

    Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks
    weird when browsing from my iphone4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to fix this problem.
    If you have any recommendations, please share.
    Cheers!

    Curtir