Nesta terça-feira (15), aconteceu a primeira fase do vestibular 2023 da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Os candidatos tiverem 5 horas para resolver a prova composta por 90 questões de múltipla escolha. Entre os temas principais desta primeira fase, o femininismo negro, a cultura africana e o racismo tiveram espaço de destaque, com trechos de livros de diversos autores contemporâneos que tratam das temáticas.
A escritora americana bell hooks (assim mesmo, em minúsculas), um dos principais nomes do movimento feminista negro no mundo, deu as caras na questão que referenciava o Movimento dos Direitos Civis ocorrido nos Estados Unidos na década de 1960.
Djamila Ribeiro, escritora e pensadora brasileira contemporânea, teve um trecho de “O que é: lugar de fala?” citado na questão 60. A pergunta pedia ao candidato que marcasse a alternativa que compreendia o novo conceito de análise filosófica tratado na obra.
As principais efemérides brasileiras deste ano também apareceram na prova: a Independência do Brasil, que completa seu bicentenário em 2022, e o movimento modernista brasileiro. Neste ano, a Semana de Arte Moderna completou 100 anos e uma das questões da prova trazia o escritor modernista Manuel Bandeira, com o poema “Pneumotórax”.
Por último, a covid-19 também apareceu na primeira fase, na questão 63, que pedia para o estudante analisar a estrutura de uma replicação viral.
Confira na íntegra a prova da primeira fase da Unesp.
Calendário completo Unesp 2023
Primeira fase: 15 de novembro
Divulgação da lista de convocados para a segunda fase: 5 de dezembro
Divulgação dos locais de prova da segunda fase: 5 de dezembro
Provas de habilidades específicas: 13 a 22 de dezembro (consultar o edital para ver a data de cada curso)
Segunda fase: 19 de dezembro
Divulgação da lista geral de classificação: 1º de fevereiro de 2023
Matrícula Virtual: 2 a 7 de fevereiro de 2023
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.