Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unesp 2014/2: Baixe a correção das provas da segunda fase do vestibular

Tolerância da sociedade à violência sexual contra mulheres foi tema da redação

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 22 jun 2014, 18h08

A Vunesp, responsável pelo vestibular da Unesp, realizou neste fim de semana a segunda etapa do processo seletivo de inverno. No sábado (21), os candidatos responderam 24 questões discursivas – 12 de Ciências Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática. No domingo, foram 12 questões de Linguagens e Códigos e Redação.

Fazendo referência a pesquisa do IPEA divulgada no começo do ano, o tema da redação foi "A tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra mulheres". "Foi um assunto muito importante e que os alunos tiveram bastante tempo para desenvolver, graças às questões curtas e ao aproveitamento dos textos para várias questões", diz o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

Dos 11.260 convocados para esta segunda fase do vestibular, 2.584 não compareceram à prova – o que representa um índice de abstenção de 22,9%.

>> Baixe a prova de Ciências Humanas

>> Baixe a prova de Ciências da Natureza e Matemática

>> Baixe a prova de Linguagens e Códigos e Redação

>> Baixe a correção, feita pelo cursinho Oficina do Estudante:

– Primeiro dia

– Segundo dia

Continua após a publicidade

Dificuldade média

Para o professor Célio, a prova seguiu o padrão dos vestibulares da Unesp e trouxe temas clássicos em todas as disciplinas, como Revolução Industrial em história e abalos sísmicos em geografia. "Na prova de Humanas, os textos eram curtos e as perguntas eram claras e bastante diretas. As questões de filosofia, que em edições anteriores chegaram a cobrar conceitos, se limitaram basicamente à interpretação de textos. Os cálculos solicitados em química, física e matemática também podem ser considerados simples", comenta. Já a prova de Linguagens não trouxe perguntas específicas sobre literatura ou gramática normativa e se limitou à interpretação de textos.

A lista de aprovados será divulgada no dia 15 de julho. Confira o calendário completo:

Calendário Unesp Meio de Ano 2014
09/06 Convocação para segunda fase do vestibular
21 e 22/06 Provas da segunda fase: conhecimentos específicos e redação
15/07 Divulgação da lista de aprovados no exame
15 e 16/07 Declaração de interesse por vaga de todos os classificados
18/07 Primeira chamada para matrícula
25/07 Segunda chamada para matrícula
01/08 Terceira chamada para matrícula

Concorrência

Neste vestibular de inverno, a Unesp oferece 420 vagas distribuídas pelos cursos de Agronomia (Ilha Solteira e Registro), Zootecnia (Dracena e Ilha Solteira); e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira). O curso de Engenharia Civil é o mais concorrido, com 52,8 candidatos por vaga, seguido pelo de Engenharia de Produção, com 48,5 candidatos/vaga.

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

Continua após a publicidade

Publicidade