Unesp 2016.2: Questões de Filosofia foram as mais difíceis, diz diretor de cursinho
Prova da primeira fase foi realizada neste domingo (15) e teve 90 questões de múltipla escolha
A primeira fase do vestibular 2016 de inverno da Universidade Estadual Paulista (Unesp) seguiu o nível de dificuldade mediano das últimas três edições. Essa foi a avaliação do professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas (SP).
A prova foi realizada neste domingo (15) e teve 90 questões de múltipla escolha. “O aluno que já havia visto as últimas edições não se surpreendeu, mas aquele que se preparou usando provas antigas talvez tenha estranhado”, diz Célio.
>> Veja o caderno de questões (para para saber qual a sua versão de prova, o candidato deve acessar o aplicativo de consulta)
>> Veja o gabarito da prova (para para saber qual a sua versão de gabarito, o candidato deve acessar o aplicativo de consulta)
>> Veja a correção completa comentada pelo cursinho Oficina do Estudante
Entre as características mais recentes da prova estão perguntas mais específicas de gramática, abordando temas como análise sintática, e uma maior atenção a autores importantes na literatura, como Padre Antônio Vieira e Álvares de Azevedo. Antes, a prova de português privilegiava a interpretação de texto (e a Unesp segue não trabalhando com uma lista de obras literárias obrigatórias).
Célio elogiou a contextualização em boa parte das questões de matemática e biologia (que abordou o mosquito Aedes aegypti, por exemplo) e considera a prova de geografia a mais bem elaborada. “As questões eram muito bem-feitas e cobravam habilidades em todas as grandes áreas dessa disciplina, como população, economia e aspectos físicos”.
No entanto, o destaque vai para a prova de filosofia: “A Unesp fez uma cobrança de pontos bem específicos nessa área. Antes, com um bom vocabulário e capacidade de interpretação de texto já era possível ao aluno sair-se bem. Hoje, não mais: é preciso conhecer a história da filosofia e as ideias de nomes importantes”, explica. “Isso representa uma dificuldade nem tanto pela prova em si, mas pela pouca tradição do ensino da filosofia nas escolas brasileiras”, completa.
Abstenção
A primeira fase do vestibular da Unesp registrou 9,8% de abstenção. Dos 13.763 inscritos, 1.353 não compareceram.
Resultado
O resultado da primeira fase será publicado em 31 de maio. A segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de junho e será composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo. O primeiro dia terá questões de ciências humanas, ciências da natureza e matemática; o segundo, linguagens e códigos e a redação.
A Unesp oferece 360 vagas nas unidades de Bauru, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba. Além das cidades onde há cursos disponíveis para o segundo semestre de 2016, a prova também será realizada em Campinas, Franca, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo.
LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem