Unesp abre hoje pedido de isenção de taxa para o vestibular do meio de ano
Interessados deverão fazer cadastro pela internet, no site da Vunesp
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu hoje (25) o período de inscrição para os pedidos de isenção da taxa do vestibular de meio de ano. Os interessados poderão pedir isenção total ou parcial (50%) do valor da inscrição, que para esse processo seletivo será de R$ 110, por meio de cadastramento no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pelo processo seletivo da Unesp.
A universidade oferecerá 530 isenções a socioeconomicamente carentes, que deverão fazer o pedido até 1º de maio. O benefício é oferecido a quem concluiu o ensino médio em instituição pública ou privada, neste caso com concessão de bolsa integral, ou ainda tenha cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA); tenha renda média familiar mensal igual ou inferior a R$ 817,50; e resida ou esteja vinculado a uma instituição de ensino dentro do estado de São Paulo.
No caso da redução de 50% do valor da taxa o prazo termina em 28 de abril. O direito é concedido a candidatos que sejam estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, além de receberem remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estarem desempregados. O resultado de todos os pedidos será publicado em 9 de maio. As carreiras disponíveis para o meio de ano são Agronomia (Ilha Solteira e Registro), Geografia (Ourinhos), Zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).
O período para inscrições no vestibular vai de 2 a 20 de maio. A prova da primeira fase será aplicada em 12 de junho. Em 22 de junho, os candidatos saberão se foram ou não convocados para a segunda fase, marcada para 3 e 4 de julho. Para composição do resultado final, que será divulgado em 20 de julho, a Unesp utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 ou 2010.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem