A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já começou a receber os pedidos para isenção ou redução da taxa do vestibular 2020, que custa R$ 170 nesta edição. Para solicitar o benefício, o candidato deve acessar o site da Vunesp, se cadastrar, preencher um formulário de inscrição e anexar os documentos comprobatórios. O prazo vai até o próximo domingo (8).
Para solicitar a isenção, a redução de 50% ou 75% da taxa, o candidato deve comprovar se encaixar em alguns perfis socioeconômico. Serão isentos os que comprovarem:
- Ser registrado no CadÚnico, do governo federal, e ter renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até 3 salários-mínimos totais.
- Ter estudado todo o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares, além de morar no estado de São Paulo.
Já para pedir a isenção de 50% da taxa é necessário ser estudante de Ensino Médio ou curso pré-vestibular e comprovar renda de até dois salários mínimos (ou estar desempregado).
A única modalidade que ainda não está com inscrições abertas é a de isenção de 75% da taxa, que acontecerá no mesmo período de inscrição do vestibular da Unesp (9/9 a 7/10) e será reservado aos estudantes de escolas públicas estaduais do estado de São Paulo.
Todos os documentos exigidos para comprovação de informações estão listados na aba “editais e documentos”, no site da Vunesp.
O resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% serão divulgados no dia 24/9. Diferentemente de outros vestibulares, como a Fuvest e Unicamp, os contemplados com a isenção estarão automaticamente inscritos no vestibular — uma vez que a taxa de inscrição já é preenchida no momento de solicitação do benefício.
Já os que receberem a isenção precisam acessar a área do candidato, imprimir o boleto referente à metade da taxa e pagar em uma agência bancária. Só depois disso a inscrição será confirmada.
Vestibular 2020
As provas do vestibular 2020 da Unesp serão aplicadas em duas fases. A primeira consiste em uma prova de 90 questões objetivas, aplicada no dia 15/11. A segunda fase acontecerá um mês depois e será dividida em dois dias, 15 e 16/12. Além disso, alguns cursos exigem provas de habilidades específicas, que serão aplicadas entre 8 e 14/12.
O resultado da primeira chamada do vestibular será divulgado em 27/1, no site da Vunesp. Outras informações podem ser conferidas no edital da prova.