Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unesp criará 11 novos cursos de Engenharia

No total, a universidade deverá receber mais de 2,2 mil novos alunos em cinco anos

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 13 mar 2012, 16h27

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), por intermédio do seu Conselho Universitário, anunciou no começo do mês a criação de 11 novos cursos da área de Engenharia. Nesta terça-feira (13), o governador Geraldo Alckmin assinou um projeto de lei que transfere recursos para a universidade tocar os projetos.

Além dos novos cursos, também será criado um novo campus em São João da Boa Vista, a 175 quilômetros da capital, sem previsão para o início das atividades, onde será instalado dois dos novos cursos: Engenharia de Materiais e Engenharia Eletrotécnica, com 40 vagas cada ainda. As outras nove graduações serão instaladas em nove campus da Unesp espalhados pelo estado de São Paulo.

De acordo com uma nota enviada pela instituição, a expectativa é que em cinco anos a Unesp tenha mais de 2.200 novos alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os novos cursos serão implementados de maneira escalonada, em 2012, 2013 e 1014.

Ainda segundo a nota, a prioridade na criação de cursos na área de Engenharia levou em conta um estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) – A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação. O documento destaca a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil.

De fato o número desses profissionais vem dimunuindo, de acordo com o Censo da Educação Superior (MEC) em 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.

Confira os novos cursos de Engenharia da Unesp
Cidade Curso Vagas
Araraquara  Engenharia de Processos  40
Araraquara  Engenharia Química  40
Botucatu  Engenharia de Bioprocessos  40
Dracena  Engenharia Agronômica  40
Itapeva  Engenharia de Manufatura 40
Registro  Engenharia de Pesca  40
Rosana  Engenharia de Energia e Recursos Renováveis  40
São João da Boa Vista  Engenharia Eletrtécnica e Engenharia de Materiais  80
São José dos Campos  Engenharia Ambiental  40
Tupã  Engenharia de Biossistemas  40

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade