Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unesp realiza primeira fase do vestibular 2014 neste domingo (17)

Exame, composto por 90 questões de múltipla escolha, começa às 14h

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h32 - Publicado em 14 nov 2013, 17h27

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realiza neste domingo (17) a primeira fase do vestibular 2014. O exame, composto por 90 questões de múltipla escolha, começa às 14h e terá duração de 4h30. Recomenda-se ao candidato chegar com uma hora de antecedência – ou seja, às 13h, horário da abertura dos portões. Não serão admitidos retardatários. A saída do prédio será permitida somente depois de 3h30 do início da prova.

>> Ao final da prova, o GUIA DO ESTUDANTE fará a correção online do vestibular da Unicamp, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante. Fique ligado!

A Unesp registrou um total de 99.400 inscritos, segundo balanço geral divulgado pela instituição. Os candidatos concorrem a 7.259 vagas, o que representa 13,7 candidatos por vaga. O número de participantes representa um recorde histórico para o processo seletivo, com um crescimento de 5,4% com relação ao ano anterior, em que 94.350 pessoas se cadastraram.

CALENDÁRIO

17/11 – Prova de Conhecimentos Gerais.

03/12 – Divulgação do resultado, da lista de convocados para a segunda fase e dos locais de exame

PROVAS DE HABILIDADES
08 a 14/12 – Provas (Cursos do Instituto de Artes de São Paulo).
08/12 – Provas (Cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru)

PROVAS DA 2ª FASE
15/12 – Prova de Conhecimentos Específicos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).
16/12 – Prova de Conhecimentos Específi cos (Linguagens e Códigos) e Redação.
2014
27/01 (segunda-feira) – Divulgação da lista geral de classificação.
04 e 05/02 (terça e quarta-feira) – Exclusivamente pela internet no site http://www.vunesp.com.br. Para todos os candidatos que obtiveram classificação na 2ª fase.

PRIMEIRA CHAMADA
07.02 (sexta-feira) – Divulgação da 1ª lista de convocados.
11 e 12.02 (terça e quarta-feira) – Matrícula.

SEGUNDA CHAMADA
14.02 (sexta-feira) – Divulgação da 2ª lista de convocados.
18 e 19.02 (terça e quarta-feira) – Matrícula.

TERCEIRA CHAMADA
21.02 (sexta-feira) – Divulgação da 3ª lista de convocados.
25 e 26.02 (terça e quarta-feira) – Matrícula.

CONFIRMAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MATRÍCULA
17 e 18.03 (segunda e terça-feira) – Para todos os alunos matriculados.

As carreiras mais concorridas são Medicina em Botucatu (216,4 candidatos por vaga); Direito – matutino em Franca (68,6); Arquitetura e Urbanismo em Bauru (51,4); Engenharia Química em Araraquara (50) e Engenharia Civil em Bauru (43,8).

Materiais para a prova

O candidato deverá apresentar o original de um dos seguintes documentos de identificação: RG, Carteira Nacional de Habilitação (modelo com foto), Certificado Militar, CTPS, Passaporte, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe e Carteira de Identidade expedida por instituições militares. Não serão aceitos cópia dos documentos, ainda que autenticada ou quaisquer outros documentos não citados.

Para a realização das provas, o candidato deverá levar lápis preto nº 2; apontador; borracha; caneta esferográfica com tinta azul ou preta e régua transparente.

Não será permitida a utilização de nenhum aparelho eletrônico, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio de qualquer natureza ou de qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação VUNESP, nem uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol. Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à observação do fiscal da sala. Portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos, bandanas ou similares. Caso o candidato esteja portando qualquer material não permitido na sala de aplicação deverão ser mantidos em local visível na respectiva sala de prova, devidamente lacrados pelo fiscal de sala. O candidato deverá manter o equipamento eletrônico desligado até a saída do prédio onde estiver realizando as provas, evitando, portanto o risco de sua eliminação do Vestibular.

Dicas: Organize-se para o dia das provas
► Programe-se para chegar com pelo menos uma hora de antecedência

A prova da Unesp terá início às 14 horas, mas a orientação é para que os candidatos se programem para chegar pelo menos uma hora antes. Ter de correr para dar tempo de chegar antes do fechamento dos portões vai deixar você cansado e estressado – e não é bom começar uma prova assim.

► Faça o percurso até o local de provas antes do dia do exame para conhecer bem o caminho e saber qual o melhor percurso a fazer

Muitos estudantes chegam atrasados ou em cima da hora no dia do vestibular por calcularem mal o tempo que levariam até o local da prova. Checar o endereço exato do local da prova e fazer o trajeto antes o ajudará a fazer uma previsão mais realista – e não se esqueça de checar os horários dos ônibus e pesquisar eventuais reduções nas frotas nos fins de semana (pode haver menos ônibus aos domingos, por exemplo). Lembre-se também de que você poderá encontrar trânsito ou se deparar com outros imprevistos que poderão atrasá-lo.

Continua após a publicidade

► Separe no dia anterior os materiais e documentos que você levará

Antes de ir dormir, aproveite para deixar seus documentos e materiais prontos para o dia seguinte, a fim de evitar ter que fazer isso na correria depois. 

► Na véspera, fuja do estresse e descanse!

A véspera da prova é para descansar. Nada de resolver simulados ou listas de exercícios nesse dia. Dê um passeio ao ar livre, vá ao cinema, passe um tempo com as pessoas de quem você gosta. Segundo os coordenadores de cursinhos, isso é bom para aliviar a ansiedade. Só não exagere na diversão: está proibido beber demais ou ir para a balada. Virar a noite estudando, obviamente, é outra péssima ideia: você precisa dormir cedo e descansar para recuperar a energia e estar em boas condições de enfrentar a maratona de questões no dia seguinte.

► Alimente-se bem

Acorde cedo o suficiente para dar tempo de se arrumar, conferir seu material e comer alguma coisa. Evite fazer uma refeição muito pesada, com muita gordura ou fritura para não se sentir sonolento ou passar mal depois – e fuja dos alimentos que você não está acostumado a consumir. Por outro lado, nem pense em fazer a prova de estômago vazio!

Não se esqueça também de levar um pequeno lanche para consumir durante o exame (pequeno, não precisa fazer um “piquenique” na hora da prova :D). Chocolate, frutas, lanche natural ou barra de cereais são boas escolhas. E leve água! Manter-se hidratado pode ajudar no seu desempenho na prova!

– 12 dicas de alimentação para o dia do vestibular
– 7 dicas de alimentação (e uma receita energética) para dias de prova

► Fique atento à previsão do tempo

Você não vai querer passar  um tempão em uma sala num dia de muito sol com calça e blusa de lã, certo? Também não vai ser fácil ir de regata e bermuda e passar frio durante todo o exame. Então fique atento à previsão do tempo da sua cidade para não se prejudicar. E lembre-se de que não são permitidos protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol na sala da prova. Esteja preparado também caso haja a previsão de chuva.

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade