Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unesp realiza primeira fase do vestibular de meio de ano neste domingo (26)

Confira dicas para fazer uma boa prova

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 24 Maio 2013, 12h44

A prova da primeira fase do vestibular de meio de ano da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será aplicada neste domingo (26). São oferecidas 420 vagas para a área de Ciências Biológicas e Ciências Exatas.

A indicação da organização do vestibular é de que os estudante compareçam ao local uma hora antes do início, às 13h. A prova começará às 14h e terá duração máxima de 4h30min.

Os candidatos farão 90 questões de conhecimentos gerais, com a forma de múltipla escolha. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:

Linguagens e Códigos: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte;
Ciências Humanas: elementos de História, Geografia e Filosofia;
Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática

– Coordenador do vestibular da Unesp dá dica para vestibulandos

Veja algumas dicas para mandar bem no vestibular da Unesp:

Nos dias antes da prova:

► Conheça o seu local de prova

– Os locais de prova da Unesp podem ser consultados na página da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular. Mas, para não enfrentar nenhum tipo de contratempo, procure ir até o local antes do dia da prova para aprender o caminho e poder calcular quanto tempo levará para chegar. Se for utilizar transporte público, confira quais são suas opções de ônibus ou metrô e veja quais são as mais rápidas.

► Separe no dia anterior os materiais e documentos que você levará

– Antes de ir dormir, aproveite para deixar seus documentos e materiais prontos para o dia seguinte, a fim de evitar ter que fazer isso na correria depois. A Unesp permite que o aluno leve: lápis preto nº 2, apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta azul ou preta, (fabricada com material transparente) e régua transparente.

Não é permitido levar:
Durante as provas não serão permitidas utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, relógio, BIP, reprodutor de áudio de qualquer natureza ou de qualquer material que não seja o fornecido pela Vunesp nem uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol. Caso o candidato esteja portando qualquer material não permitido na sala de aplicação deverão ser mantidos em local visível na respectiva sala de prova, devidamente lacrados pelo fiscal de sala.

– É obrigatória a apresentação de um documento original com foto e apenas os seguintes serão aceitos: Cédula de Identidade (RG); Carteira Nacional de Habilitação; Certificado Militar; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Passaporte; Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares; Carteira de Órgão ou Conselho de Classe. Não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas.

– Além disso, o candidato deve levar uma caneta esferográfica com tinta azul ou preta, lápis preto nº 2, apontador de lápis, borracha e régua transparente.

► Fuja do estresse e descanse!

– A véspera da prova é para descansar. Nada de resolver simulados ou listas de exercícios nesse dia. Dê um passeio ao ar livre, vá ao cinema, passe um tempo com as pessoas de quem você gosta. Segundo os coordenadores de cursinhos, isso é bom para aliviar a ansiedade.

– Só não exagere na diversão: está proibido beber demais ou ir para a balada. Virar a noite estudando, obviamente, é outra péssima ideia: você precisa dormir cedo e descansar para recuperar a energia e estar em boas condições de enfrentar a maratona de questões no dia seguinte.

Continua após a publicidade

No dia da prova

► Não perca a hora!

– Acorde cedo o suficiente para dar tempo de se arrumar, conferir seu material, comer alguma coisa e chegar com tranquilidade ao local da prova.

► Alimente-se bem

– Evite fazer uma refeição muito pesada, com muita gordura ou fritura para não se sentir sonolento ou passar mal depois. Por outro lado, nem pense em fazer a prova de estômago vazio!

– Fuja também dos alimentos que você não está acostumado a consumir. A última coisa que você quer é ficar doente no dia da prova, né?

– 12 dicas de alimentação para o dia do vestibular

– 7 dicas de alimentação (e uma receita energética) para dias de prova

► Saia de casa com antecedência

– A recomendação da Vunesp, que organiza o vestibular da Unesp, é que os estudantes cheguem uma hora antes da prova – ou seja, às 13h. Os portões serão fechados às 14h e não serão permitidos retardatários. Saia de casa com bastante antecedência – é melhor ficar lá esperando a chegar correndo, cansado e estressado e ainda correr o risco de perder a prova. Além disso, por mais que você more perto do lugar, lembre-se de que imprevistos acontecem (ainda mais se chover no dia) e grandes vestibulares podem ter milhares de pessoas indo para o mesmo local, o que pode complicar o trânsito.

► Leve um lanche

– Não se esqueça de levar um pequeno lanche para consumir durante o exame (pequeno, não precisa fazer um "piquenique" na hora da prova :D). Chocolate, frutas, lanche natural ou barra de cereais são boas escolhas. E leve água! Manter-se hidratado pode ajudar no seu desempenho na prova!

► Não faça a prova correndo

– A saída do prédio será permitida somente após decorridas 3h30 do início da prova. Assim, não adianta correr. Faça tudo com atenção e tranquilidade.

► Fique atento à previsão do tempo

– Você não vai querer passar quatro horas dentro de uma sala num dia de muito sol com calça e blusa de lã, não é mesmo? Também não vai ser fácil ir de regata e bermuda e passar frio durante todo o exame. Então fique atento à previsão do tempo da sua cidade para não se prejudicar. E lembre-se de que não são permitidos protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol na sala da prova. Esteja preparado também caso haja a previsão de chuva.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade